Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE BITTENCOURT LUDUVICE
DATA: 25/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de reuniões do ProfHistória/UFS
TÍTULO: Combatendo a invisibilidade feminina: Uma proposta para o Ensino de História a
partir da biografia de três sergipanas
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Feminismos; Quintina Diniz; Maria Rita Soares; Beatriz
Nascimento
PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:
A presente pesquisa teve como objetivo compreender o silenciamento do Ensino de Históriaacerca das trajetórias das mulheres sergipanas outrora atuantes no movimento feminista. Tendoem vista a invisibilidade das mulheres na historiografia e nos currículos escolares e, estetrabalho conta com uma cartilha voltada para os docentes e discentes do 9o ano do EnsinoFundamental com a biografia de três mulheres sergipanas: Quintina Diniz, Maria Rita Soares eBeatriz Nascimento. Através dessas histórias de vida, pode-se oferecer aos docentes caminhospara discutir os feminismos e a sua importância para o combate às desigualdades de gênero. Decunho qualitativo, a pesquisa se utilizou de leituras bibliográficas especializadas nas áreas: dasteorias feministas, história das mulheres, ensino de história e do uso e produção de biografias.Apoiado nos estudos de Jörn Rüssen e Paulo Freire, este trabalho procura levar os discentes aatuação em suas vidas práticas, buscando a transformação social, por meio da conscientização.
É possível afirmar que a utilização das biografias mostrou-se um valioso recurso didático-metodológico para o ensino de História, especialmente no que se refere à valorização da história
de mulheres, visto que, ao lançar luz sobre personagens à margem da historiografia, seusconflitos e suas singularidades, gera-se um sentimento de identificação e de empoderamento,na medida que as/os discentes passam a se reconhecer no outro e a compreender que tambémsão agentes da história, possibilitando o desenvolvimento da consciência histórica.