Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA TÁSSIA ARAUJO DA SILVA

DISCENTE: JÉSSICA TÁSSIA ARAUJO DA SILVA
DATA: 14/12/2022
LOCAL: Sala de Reuniões do ProfHistório - Pólo de Gestão - Vivência
TÍTULO: PERIFERIAS DE LAURO DE FREITAS EM ROTEIROS 3D DO GOOGLE EARTH: CAMINHOS PARA A IDENTIDADE LOCAL E A APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem hHstórica; Didática Decolonial; Google Earth; História Local; Identidade; Lauro de Freitas;
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Essa pesquisa de mestrado se propõe a elaborar um perfil didático sobre a história de Lauro de Freitas/Ba que, assentado em princípios decoloniais e numa linguagem digital, colabore na construção identitária e na aprendizagem histórica de estudantes da Escola Municipal Miguel Arraes. A prática docente nesta escola pública revelou que os aprendizes não se identificam com a referida cidade, sobretudo por desconhecerem os seus processos pretéritos. Assim sendo, o então trabalho aborda a trajetória laurofreitense com foco em suas áreas periféricas, visando adotar uma perspectiva decolonial de ensino e, ao mesmo tempo, promover a identificação do aprendizes ao lugar, haja vista que as áreas margeadas de tal município portam patrimônios materiais e intangíveis, fatos e sujeitos atrelados às matrizes afro-indígenas e populares. Pretende-se demonstrar, ainda, como a temática local pode servir de laboratório histórico, possibilitando uma didática norteada pela tese da Literacia Histórica de Peter Lee, que defende a inserção de métodos historiográficos no processo de ensino-aprendizagem. Com interesse em discutir a interface entre a história local e o campo tecnológico, tal trabalho acadêmico indica que a urbe seja estudada no ambiente virtual, através do Google Earth - programa repleto de imagens de satélite de inúmeras partes do Globo e de tecnologia de simulação 3D em ruas, que permite vislumbrar patrimônios, bem como a sensação de imersão nos espaços observados. A solução mediadora de aprendizagem (produto), é um catálogo digital, executável na plataforma Google Earth, com roteiros históricos-didáticos sobre a cidade, destinados especialmente a sala de aula, mas também aberto à divulgação e uso na comunidade.

Presidente - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD