Banca de DEFESA: JUSSARA CORREIA DA SILVA SIMÕES

DISCENTE: JUSSARA CORREIA DA SILVA SIMÕES
DATA: 22/11/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: PONTES ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE HISTÓRIA: O ROMANCE SHAIRA E A SAUDADE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Literatura. Sequência Didática. Shaira e a saudade. Romance.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil

A presente dissertação tem por objetivo geral analisar a Literatura como possibilidade para o ensino de História. Para atingir tal fim utilizamos Sequências Didáticas para o trabalho com o romance Shaira e a saudade na 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Santa Cruz, localizado em Monte Santo, semiárido baiano. Os objetivos específicos consistem em problematizar as minhas memórias como professora e a relação que elas possuem com a minha prática docente e a escrita de romances; relacionar a narrativa literária com a histórica, através de diálogos entre o romance a Base Nacional Comum Curricular e a Lei 10.639/03; elaborar Sequências Didáticas, de modo a apresentar o romance como possibilidade para as aulas de História. Para atingir tais finalidades dialogaremos com os autores: Paul Ricouer (2007); Peter Lee (2006); Sandra Pesavento (2003) Nilma Lino Gomes (2012) e Rildo Cosson (2006). A proposta consiste em utilizar o romance com o intuito de propiciar debates de temas históricos como a escravização do negro no Brasil, assim como o racismo na contemporaneidade. A pesquisa apresenta como produto uma Sequência Didática que possibilitou a construção de pontes entre a Literatura e o ensino de História, com um significativo conjunto de aprendizagens da História sobre os temas discutidos em sala de aula com estudantes que estão construindo seu percurso ao navegar por diferentes rios, inclusive no espaço escolar.

Presidente - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo ao Programa - 2257719 - ROSELUSIA TERESA DE MORAIS OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3085677 - AARON SENA CERQUEIRA REIS