Banca de DEFESA: DANILO ASSUNÇÃO DA SILVA

DISCENTE: DANILO ASSUNÇÃO DA SILVA
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Sala virtual de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: RESISTÊNCIA FRENTE ÀS INVESTIDAS DO “PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO”
PALAVRAS-CHAVES: Escola Sem Partido. Estratégias. Ensino da História. Ideologias. Resistência.
ÁREA: História

Como tema norteador a suposta “doutrina ideológica” de esquerda, desde 2004 o movimento Escola Sem Partido, vem configurando ações direcionadas para instituições de ensino, com destaque, para escolas de educação básica e seu corpo docente. Dessa forma, essa dissertação de mestrado tem como objetivo, refletir em torno das constantes enunciações proferidas pela Escola Sem Partido, analisando seus impactos sobre o ensino de História no Brasil, bem como, perceber em suas entrelinhas, não apenas a matriz de inteligibilidade heteronormativa, mas principalmente, suas tensões e ambiguidades. Cabe, portanto, entender que o ensino nas escolas deve ocorrer de forma plural, pois engloba todas as diferentes ideologias de forma igual, sem que haja interferência de questões políticas, religiosas e ideológicas na formação e aprendizagem dos alunos. Para construção do presente estudo, foram analisados materiais como os Projetos de Lei 7180/2014 e o 193/2016, artigos científicos que versem sobre a presente temática, bem como material oriundo de canais de comunicação, cujo conteúdo nos permitiu lançar a hipótese de que há uma intenção de controle e cerceamento ao trabalho do professor, comprometendo assim, o processo criativo e interferindo no método de ensino-aprendizagem. Diante de todo o exposto, pretende-se com o presente estudo, produzir um material em formato PDF, para distribuição gratuita, e destinado à comunidade escolar de modo geral, especificamente para professores de História, que apresente informações sobre o Projeto Escola Sem Partido, ampliando a resistência frente as suas investidas.

Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Externo ao Programa - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO

Notícia cadastrada em: 24/02/2022 13:53