Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUELLE SOCORRO GOES DE MACÊDO
DATA: 21/02/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Sala virtual de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM OLHAR SOBRE AS IGREJAS DE PENEDO AL E A DISTINÇÃO SOCIAL NO SÉCULO XVIII
PALAVRAS-CHAVES: Educação Patrimonial. Distinção Social. Raça. Penedo
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:
O presente trabalho trata da construção do roteiro didático denominado “Pequeno Manual de Educação Patrimonial: um direcionamento para uso do patrimônio penedense”, que tem por meta preparar o professor para uma Educação Patrimonial eficaz. Para este trabalho, utilizou-se como referências teóricas no domínio correlato as teses de Jaqueline Zarbato, Almir Oliveira, Ernani Mero, Fabiane Alves, além de Paulo Freire e Stuart Hall. O roteiro viabiliza a aplicação da metodologia da educação patrimonial no Ensino de História como maneira de desenvolver a curiosidade epistemológica necessária à implementação do conhecimento autônomo de caráter crítico-libertário, tendo como foco algumas questões étnico-raciais do século XVIII, perpassando pela história religiosa penedense como fator preponderante para distinção racial ocorrida no mesmo período.
Palavras-chave: Educação patrimonial; Patrimônio Histórico; Roteiro Didático; Distinção Étnico-racial.