Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIVALDO DE JESUS RODRIGUES

DISCENTE: MARIVALDO DE JESUS RODRIGUES
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: PROJETO DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO COLÉGIO PADRE GASPAR LOURENÇO 2016 – EM AUDIÊNCIA COM O ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Historia. Consciência Negra. Cidadania. Cultura política.
ÁREA: História

Este trabalho surgiu da minha experiência com as celebrações do dia da consciência negra na escola. Percebi que em alguns casos valoriza-se demais o viés cultural e não se é capaz de gerar a consciência crítica tão comentada na escola. Os debates às vezes não funcionam, pois, as pessoas se comportam sem o muito interesse. Acontece muito isso quando o falante é de um credo africano. Mas sempre tive vontade de fazer algum trabalho na área de cultura afro-brasileira. Então o mestrado em Ensino de História deu-me motivação. No caso dessa pesquisa não encontrei muita coisa sobre o dia da senciência negra , embora não esteja satisfeito – a pandemia atrapalhou – aprendi a ter interesse pela história do povo negro. Há muita coisa a nos ensinar nas culturas africanas. Somente lendo sobre o assunto aprendi muitas lições. Há muitas tradições, mesmo aqui no Brasil. O projeto é limitado. Não achei nada sobre execução. Contudo, as ideias de um texto são sempre carregadas de significados. Pretendo dar minha contribuição para a população negra como pesquisador. O mestrado deu-me motivação. Minha intenção neste trabalho é também chamar para a valorização dos saberes escolares. Precisamos fazer a memória da escola e na escola. Passamos muito tempo na escola e na hora de uma pesquisa bem simples descobrimos que lá tem pouca coisa.

Presidente - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Externo ao Programa - 3332385 - JOSE VIEIRA DA CRUZ

Notícia cadastrada em: 17/08/2021 08:08