Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL CARDOSO DE OLIVEIRA

DISCENTE: RAFAEL CARDOSO DE OLIVEIRA
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: VAMOS PRA ESCOLA, POIS TODA HORA É HORA: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA EM ARAPIRACA (ALAGOAS)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Educação de Jovens e Adultos. Material Didático. História Local.
ÁREA: História

Este trabalho tem como objetivo fortalecer as relações pedagógicas no Ensino de História oferecido na Educação de Jovens e Adultos, com foco no município de Arapiraca, Alagoas, mas que podem ser ferramentas auxiliares em outras Redes de Ensino e para outros estudos a serem realizados com objetos em comum. A meta deste é pesquisar como as práticas curriculares são efetivadas, por parte dos Professores e das Professoras da disciplina de História, e como essas afetam a aprendizagem histórica dos seus alunos, num cenário no qual há uma precariedade de materiais didáticos. E essa realidade coaduna com um contexto de grande evasão e no qual as matriculas na Modalidade vêm em decréscimo ao longo dos anos, refletindo para alguns gestores reflexões distorcidas dessas circunstâncias, pois ora se responsabiliza os discentes de modo individualizado pelo abandono e ora relativiza-se a real demanda. Posto que uma série de circunstâncias de vulnerabilidades de todos os graus acompanham esses alunos e essas alunas, e que respectivamente esse público precisa de mecanismos ativos de busca, que dialogam com presença de Escolas com EJA em suas comunidades, condições de manutenção dos estudos e um leque de outros fatores que se pretende examinar. Todavia o que se defende como determinante nesse estudo são as maneiras como as propostas curriculares de história podem cumprir papel oferecendo aos discentes insumos para que afirmem suas autonomias e protagonismos nesse processo e com isso assume como proposta central a construção de uma Cartilha de Sequências Didáticas elaboradas a partir da História local, para uso no Ensino de História nas 5ª fases e no modulo 3 da EJA modular.

Presidente - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo ao Programa - 1079074 - ROSEMEIRE MARCEDO COSTA

Notícia cadastrada em: 13/08/2021 10:25