A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: JOSÉ WILSON MOURA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ WILSON MOURA SANTOS
DATA: 04/05/2021
HORA: 13:00
LOCAL: Vídeo-conferência
TÍTULO: A FEIRA E O ENSINO DE HISTÓRIA: CADERNO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS A PARTIR DA FEIRA DE ITABAIANA/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Aprendizagem Histórica. Sequência Didática. Feira. Tempo Histórico. Sequência Didática.
PÁGINAS: 234
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente trabalho trata de apresentar um caderno de sequências didáticas sobre a feira com a finalidade de trabalhar a temática em conexão com os conteúdos/temas da disciplina de história na Educação Básica como modelo a da cidade de Itabaiana/SE. Partimos do pressuposto de que relacionar o patrimônio cultural imaterial da feira, que faz parte da realidade do aluno, com os conteúdos/temas do currículo de História na Educação Básica aprimore e sirva de progressão para a aprendizagem histórica e na reelaboração da consciência histórica do aluno. Para tanto, metodologicamente, desenvolvemos um caderno de sequências didáticas (ZABALA, 1998; ROCHA, 2015), que visa a partir da experiência do aluno, da sua vivência cultural e social do seu lugar, no nosso caso específico a feira, desenvolvam uma relação presente-passado e a condição de projetar o seu futuro. A nossa proposta está ancorada na aprendizagem histórica (experiência, interpretação, orientação) que devem estar presentes nas aulas de história (RÜSEN, 2001, 2011, 2012, 2015) e na compreensão da noção de mudança e permanência relacionadas ao tempo histórico no que nos diz Circe Bittencourt (1998, 2018); Sichmidt, Cainelli (2009) e Seffner (2019), produziremos novas narrativas históricas que, partindo da feira e de sua conexão com o conteúdo/tema do ensino de história, possam alcançar os objetivos do ensino de história.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA

Notícia cadastrada em: 08/04/2021 15:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10