Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE: RICARDO OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 30/07/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: USO DE LETRAS DE SAMBA-ENREDO COMO INSTRUMENTO AUXILIAR AO ENSINO DE HISTÓRIA EM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA POSSIBILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Samba-enredo, Sequência didática, Narrativas.
ÁREA: História

O presente trabalho abordará a possibilidade de uso de letras de samba-enredo como instrumento auxiliar ao ensino de história em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A escolha deste tema se dá pelo encanto subjetivo do autor desta produção pelas escolas de samba e consequentemente pelos sambas-enredo que as norteiam nos desfiles. Embora alguns trabalhos existam tratando de samba, carnaval e história, longe esta o tema de esgotar-se. Eis ai a justificativa para esta produção, a variedade de sambas-enredo, que narram os mais diversos temas, certamente rende ainda muito. Podendo este trabalho contribuir para o ensino de história em especial a partir das narrativas históricas. Este trabalho objetiva principalmente demonstrar o uso de letras de samba-enredo como ferramentas auxiliares ao ensino de história. Além disto buscaremos analisar brevemente o desenvolvimento do carnaval e o samba-enredo de modo a compreender de que maneira estes ganharam o formato que tem, bem como experimentar e propor o uso de letras destes como parte da metodologia de ensino de história. Utilizaremos nesta produção a metodologia hipotético-dedutiva, pois a crença na possibilidade da utilização de letras de samba-enredo, no ensino de história a partir de comparação de narrativas, será confirmada ou denegada pela experimentação via aplicação de sequências didáticas desenvolvidas com o uso de alguns sambas, focando a comparação de narrativas.

Presidente - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Externo ao Programa - 3316721 - PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR