Banca de DEFESA: JOAO BATISTA DOS SANTOS

DISCENTE: JOAO BATISTA DOS SANTOS
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: Manual didático de história local com ênfase na culinária regional
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; culinária regional; História local.
ÁREA: História

O presente trabalho tem por objetivo analisar a culinária regional do sertão sergipano enquanto recurso didático para estudar temas relacionados à História local de Poço Redondo-SE. E, ao final, tem-se como proposta criar um manual com sequências didáticas para que os professores utilizem nas aulas de História. A relevância dessa temática deve-se ao fato de que desde os primórdios da humanidade é perceptível a presença da alimentação cumprindo seu papel enquanto mecanismo biológico necessário à sobrevivência do homem, além disso, pode-se observar também que ela representa uma construção cultural que muito diz sobre o indivíduo e o grupo do qual ele faz parte. Pensando assim, na relação dialógica entre aluno e professor, a História local deve ser concebida também enquanto possibilidade de não apenas lembrar o passado mas de analisar algum aspecto desse passado para transformar em conhecimento histórico e com isso possibilitar uma nova forma de olhar para um objeto ao tempo que indaga sobre o contexto no qual ele está inserido, apresentando assim, uma possibilidade de revelar o sentido das coisas em uma dada realidade. Assim sendo, tem-se a oportunidade de entender o processo de formação da História do lugar ao tempo que reflete sobre sua identidade e características peculiares do grupo social no qual os indivíduos estão inseridos, sempre possibilitando potencialidades de transformar essa realidade conhecida.

Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Interno - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Externo à Instituição - ALMIR FELIX BATISTA DE OLIVEIRA