A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: KATIA PATRICIA SANTOS SEIXAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA PATRICIA SANTOS SEIXAS
DATA: 17/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Coordenação do ProfHistória/Vivência
TÍTULO: UM OLHAR SOBRE O OUTRO: ESTIMULANDO A EMPATIA POR MEIO DE CONTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: História. Literatura. Empatia. Aprendizagem.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A pesquisa intitulada “Um Olhar Sobre o Outro: Estimulando a Empatia por Meio de Contos no Ensino de História” tem como objetivo trabalhar uma reflexão sobre o uso de contos como recurso para estimular a empatia e a análise histórica entre alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, do Colégio Estadual Ivo do Prado, localizado no bairro Dezoito do Forte, em Aracaju/SE. Para essa empreitada, selecionamos os seguintes textos: “Eu, um homem correto”, de Murilo Antônio de Carvalho; “O Medo”, de Anne Frank e “Porque hoje é sábado”, de Maria José Silveira. O objetivo final é a criação de um caderno pedagógico através do qual serão descritas a metodologia e as estratégias escolhidas para estimular a empatia e a análise histórica, contendo os contos selecionados e os respectivos conteúdos que podem ser explorados com o auxílio dos mesmos, as atividades propostas e os resultados da aplicação dessas, além de exemplos de textos produzidos pelos alunos. Nossa perspectiva é que o material confeccionado sirva para socializar os resultados dos estudos realizados e oferecer subsídios para reflexões sobre práticas pedagógicas vivenciadas no cotidiano escolar que objetivam a formação do aluno/cidadão, preparado para viver em sociedade, respeitando a si próprio e ao próximo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamento de material bibliográfico, constituição e análise do corpus. Procurou-se fundamento teórico em autores que desenvolveram estudos sobre Literatura, conto, História, empatia e aprendizagem e suas correlações. O corpus para análise foi constituído a partir da aplicação de sequências didáticas. Ao avaliarmos os resultados das atividades propostas, estaremos examinando nossa própria prática pedagógica, e, portanto, realizando o método da pesquisa-ação, pois, nesse caso, teremos o pesquisador e os participantes atuando de forma cooperativa e participativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Externo à Instituição - CRISTIANO CEZAR GOMES DA SILVA
Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 053.378.404-28 - KARL SCHURSTER VERÍSSIMO DE SOUSA LEÃO

Notícia cadastrada em: 08/11/2019 16:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10