Banca de DEFESA: FERNANDA ANDRADE SILVA

DISCENTE: FERNANDA ANDRADE SILVA
DATA: 18/02/2020
LOCAL: Sala da Coordenação do ProfHistória/Vivência
TÍTULO: OS SONS TINGUI BOTÓ: EBOOK MULTIMÍDIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA EM ALAGOAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; História Indígena; Interdisciplinaridade
ÁREA: História

O presente trabalho trata do uso das mídias, em especial audiovisual, como suporte didático e metodológico para o ensino de história indígena. Os PCN’s (1998) e a LDB (1996) preconizam que o ensino de história deve permitir ao aluno ampliar seu conhecimento a partir das diferentes linguagens e recursos tecnológicos, com o objetivo de correlacionar a sua realidade e se situar no tempo e espaço, podendo produzir, expressar e desenvolver suas ideias, permitindo a autonomia de aprendizagem do aluno. A criação da Lei 11.645/2008 determina a inclusão do estudo e ensino da história e cultura indígena na Educação Básica. Porém, só a Lei não é capaz de conferir a visibilidade que os povos indígenas têm direito, bem como a construção de conceitos como tolerância, respeito e alteridade, tão discutidos atualmente dentro e fora das salas de aula. Logo, refletindo sobre a importância do Ensino de História indígena, surge então o problema inicial cuja pesquisa busca responder: Como ensinar uma História Indígena de maneira crítica, derrubando estereótipos e conferindo visibilidade a verdadeira identidade desses povos, a partir das canções Tingui-Botó? Para atender essa demanda foi concebido e elaborado um Ebook Multimídia com as canções e imagens dos Tingui Botó como produto pedagógico de auxílio ao professor de História no Ensino Fundamental. O ebook está sendo acondicionado no site de vendas da Amazon/Kindle com download de taxa mínima revertido para a aldeia indígena. Foram utilizadas como metodologia as bibliografias sobre Ensino de História e Ensino de História Indígena, bem como leituras que dizem respeito às diferentes linguagens no processo de ensino de História e as TICs. Juntamente ao aporte teórico, foi desenvolvido um estudo de caso etnográfico, tendo por base os princípios da pesquisa em educação, uma vez que o foco é uma comunidade indígena no estado de Alagoas e, do mesmo modo, procedimentos e cadastro e autorização (Resolução n° 510/16, Plataforma Brasil, SisGen, Funai e CNPQ). Por fim, o uso da música, em especial as canções indígenas, permite que os alunos consigam compreender a cultura e história dos povos nativos brasileiros, da mesma forma possibilite a noção de reconhecimento como sujeitos históricos através da construção de posicionamentos críticos, ou seja, que apresentem consciência histórica, leitura de mundo e o respeito pela diversidade cultural brasileira. O imapcto social do produto tecnológico educacional criado atende à perspectiva da formação cidadã e da difusão da cultura indígena no Ensino de História. A proposta do produto educacional coaduna-se à linha de pesquisa Saberes Históricos em diferentes espaços de memória.

Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA RODRIGUES
Presidente - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO