Banca de DEFESA: MILENA SILVA GENTIL

DISCENTE: MILENA SILVA GENTIL
DATA: 26/10/2022
LOCAL: Presencial. Sala a divulgar.
TÍTULO: CIRURGIA BARIÁTRICA PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE E SUA ASSOCIAÇÃO COM O RISCO DE DISBIOSE INTESTINAL
PALAVRAS-CHAVES: Disbiose. Cirurgia Bariátrica. Obesidade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

A disbiose da microbiota intestinal tem sido relacionada ao desenvolvimento de inúmeras doenças, em especial, a obesidade. A cirurgia bariátrica é uma opção eficaz para o tratamento de obesos graves que não alcançaram êxito no tratamento conservador. Por intervir no trato digestivo, a cirurgia causa alterações na microbiota intestinal e, consequentemente, na simbiose estabelecida com o hospedeiro. Pesquisas sugerem que a disbiose intestinal após a cirurgia favorece a menor perda ponderal, reganho de peso e descontrole de comorbidades. O objetivo da pesquisa foi analisar a associação entre cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade e o risco de disbiose intestinal. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com indivíduos em períodos diversos do pós-operatório de cirurgia bariátrica. O risco de disbiose e as condições de vida foram avaliados de forma remota, por meio de questionários. Foram coletados dados antropométricos e parâmetros laboratoriais a partir de registros em prontuários. Foram aplicados o Teste Qui-quadrado para avaliar a associação entre as variáveis e o de Pearson para as correlações. Modelos de regressão linear múltipla e logística foram conduzidos para analisar os efeitos das variáveis relativas à cirurgia bariátrica sobre o risco de disbiose. Adotou-se o nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi aprovada por meio do parecer nº 4.858.116, do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados mostraram que a qualidade de vida e a composição corporal estiveram, diretamente, relacionadas ao risco de disbiose intestinal em indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. A disbiose relacionou-se positivamente: ao Índice de Massa Corporal, circunferência da cintura e Relação Cintura-Estatura e à ao nível sérico da glicemia de jejum e, inversamente, ao percentual de perda de peso. O risco elevado de disbiose intestinal esteve relacionado ao excesso de peso, deposição de gordura abdominal e maiores valores de glicemia de jejum, enquanto o maior tempo pós-operatório e melhores níveis de qualidade de vida estiveram relacionados à um baixo risco de disbiose intestinal.

Presidente - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Interno - 2021286 - LILIANE VIANA PIRES
Externo ao Programa - 1893205 - CAROLINA CUNHA DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 03/10/2022 14:54