Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISMAYNE BATISTA SANTANA

DATA: 10/09/2021
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: TELEATENDIMENTO EM NUTRIÇÃO NA MELHORIA DE HÁBITOS ALIMENTARES
PALAVRAS-CHAVES: Telessaúde; Telenutrição; Hábitos alimentares; Guias Alimentares; Protocolos clínicos
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Introdução: Devido à pandemia da Covid-19, os serviços de saúde precisaram se remodelar para adaptarem-se à nova realidade imposta, haja vista a necessidade de distanciamento social e minimização do contágio da doença. Nesse contexto, a demanda por telessaúde ascendeu em meio à continuidade do acompanhamento em saúde da população, sendo observados benefícios no âmbito da telenutrição. Objetivo: Analisar a eficácia do teleatedimento em nutrição sobre os hábitos alimentares de adultos jovens saudáveis. Metodologia: Estudo de delineamento intervencional, do tipo clínico, randomizado e controlado, com duração de 12 semanas, sendo este um programa de aconselhamento nutricional online baseado nas diretrizes orientadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, direcionado a jovens adultos. Será testado e aplicado um protocolo de aconselhamento nutricional por teleatendimento visando a melhoria dos hábitos alimentares. Os participantes serão divididos em grupo de alta personalização e baixa personalização, onde o primeiro terá consultas individuais e ações de educação alimentar e nutricional de forma síncrona, além de envio de cartilhas, receitas saudáveis e mensagens semanais assíncronas. O segundo grupo terá as consultas individuais e as cartilhas educativas. A eficácia do protocolo será avaliada por meio da comparação dos dados dietéticos e antropométricos antes e depois do aconselhamento nutricional a partir do teste t-Student pareado para cada grupo, bem como o teste t-Student independente para verificar as diferenças entre os grupos.

Interno - 2020815 - ANDHRESSA ARAUJO FAGUNDES
Externo à Instituição - MICHELLE CRISTINE MEDEIROS JACOB
Externo à Instituição - MARCIA FERREIRA CANDIDO DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 23/08/2021 10:49