Banca de DEFESA: JÉSSIKA LARENSE SANTOS MENDONÇA

DISCENTE: JÉSSIKA LARENSE SANTOS MENDONÇA
DATA: 22/07/2021
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DA REDE DE ENSINO PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Alimentar e Nutricional; Livros Didáticos; Alimentação do Escolar; Alimentação; Nutrição.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) foi legalmente incluída como tema transversal da modalidade de educação formal. Evidências científicas apontam algumas limitações no processo de definição do conteúdo de ensino do Livro Didático (LD) como, a participação efetiva dos professores, entre outros. Desta forma, levanta-se hipótese de que há lacunas, incipiência ou inadequação da inserção de temas relacionados EAN. Objetivo: Analisar a presença e adequação do conteúdo de ensino de EAN nos LD do ensino fundamental. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal descritivo. Procedeu-se a análise documental dos LD de ciências, história e geografia adotados no 6º ao 9º. ano da rede pública de ensino fundamental de Aracaju, Sergipe. Por meio de um roteiro estruturado contendo 03 categorias temáticas de EAN e seus respectivos tópicos de ensino, inicialmente observou-se a frequências absolutas e relativas e, sequencialmente, a adequação dos conteúdos de ensino. Esta última, avaliada por meio da observância de informações elementares, técnica e cientificamente corretas, sobre os conteúdos de ensino, sendo considerados adequado aqueles que contemplassem pelo menos 60% dos critérios previamente estabelecidos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe, parecer nº 3.698.768. Resultados: Destaca-se que os conteúdos de ensino que compuseram a categoria temática “composição nutricional” não foram contemplados nos LD. As categorias temáticas “Epidemiologia nutricional” e “Outros temas recorrentes em EAN” apresentaram percentual incipiente de inserção, 3,6% e 38,6% respectivamente. Observou-se inserção do tema da cultura alimentar nos LD de História do 6º. e 9º ano e no de geografia do 9º ano, os quais foram abordados de forma adequada nas duas disciplinas, pois apresentaram no mínimo 60% dos aspectos relevantes para devida apropriação do conteúdo de ensino. Discussão: Os LD apesar de constituir uma importante ferramenta de apoio didático no processo de ensino aprendizagem, no que tange aos temas de EAN demandam maior diversidade, frequência e profundidade. O propósito legalmente instituído dos conteúdos transversais curriculares é a compreensão e construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva do escolar de forma a garantir sua participação política na afirmação nos seus direitos. Especificamente, para que possa colaborar no Direito Humano a Alimentação Adequada faz necessário o aprimoramento dos conteúdos de EAN. Conclusão: Apesar do avanço social que representa o reconhecimento e a inserção da EAN como tema transversal curricular, os resultados deste estudo apontam necessidade de revisão dos conteúdos com maior participação dos profissionais de nutrição e professores no processo de elaboração dos conteúdos relativos a AN.

Presidente - 1331234 - RENATA LOPES DE SIQUEIRA
Interno - 2020815 - ANDHRESSA ARAUJO FAGUNDES
Externo à Instituição - MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS

Notícia cadastrada em: 14/07/2021 19:08