Banca de DEFESA: IDIANA SANTOS SOUZA

DISCENTE: IDIANA SANTOS SOUZA
DATA: 23/09/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Farmácia - São Cristóvão/SE
TÍTULO: QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE ALIMENTOS COM ALTO TEOR DE SÓDIO: USO DO MÉTODO DAS TRÍADES NA SUA VALIDAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Consumo alimentar; Sódio na dieta; Estudos de validação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Dietética

A utilização do QFA em estudos epidemiológicos para estimar o consumo alimentar habitual populacional requer sua validação. Um QFA validado para estimar consumo de sódio poderá auxiliar na identificação dos indivíduos em risco de desenvolver hipertensão arterial. Assim,o objetivo deste trabalho foi validar instrumento de avaliação do consumo de alimentos com alto teor de sódio de população adulta. Foi realizado estudo transversal, amostragem de 50 indivíduos ≥18 anos, ambos sexos. Foram aplicados 4 R24h, QFA-ATS no início e no fim de um semestre e questionário socioeconômico e de hábitos alimentares. Foram coletadas duas excreções urinárias de 24h para análise de sódio, além de antropometria. Para validação utilizou-se o método das tríades mediante coeficiente de validade (ρ). Para reprodutibilidade empregou-se o ICC e IC 95%, coeficiente Kappa e gráficos de Bland-Altman para concordância. Adotou-se teste Kolmogorov-Smirnov para verificar distribuição dos dados, e coeficientes de correlação de Spearman. Sódio foi ajustado pelo método residual. Os coeficientes de validade para sódio de única urina foram considerados elevado ρRIR (0,85), moderado ρBIR (0,22) e fraco ρQFAIR (0,15). A repetição de excreção urinária apresentou coeficiente elevado para ρRIR (0,85) e moderado para ρQFAIR (0,26) e ρBIR (0,20). ICC para sódio bruto foi 0,686 e 0,541 para sódio ajustado pela energia. Kappa ponderado foi 0,491 (p<0,01) e 0,260 (p=0,024) para sódio bruto e ajustado respectivamente. Embora seja reprodutível, o QFA-ATS não demostrou ser válido para avaliação de ingestão de sódio, não podendo ser utilizado isoladamente para este fim.

Presidente - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Externo ao Programa - 1893205 - CAROLINA CUNHA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3019008 - DIVA ALIETE DOS SANTOS VIEIRA

Notícia cadastrada em: 18/09/2019 14:09