Banca de DEFESA: IDIANA SANTOS SOUZA

DISCENTE: IDIANA SANTOS SOUZA
DATA: 23/09/2019
LOCAL: Sala de reuniões do Departamento de Nutrição
TÍTULO: QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE ALIMENTOS COM ALTO TEOR DE SÓDIO: USO DO MÉTODO DAS TRÍADES NA SUA VALIDAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Consumo alimentar; Sódio na dieta; Estudos de validação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Dietética

Fundamento: A utilização do QFA em estudos epidemiológicos para estimar o consumo alimentar habitual populacional requer sua validação. Um QFA validado para estimar consumo de sódio poderá auxiliar na identificação dos indivíduos em risco de desenvolver hipertensão arterial.

Objetivo: Validar instrumento de avaliação do consumo de alimentos com alto teor de sódio de população adulta.

Métodos: Estudo transversal, amostragem de 50 indivíduos ≥18 anos, ambos sexos. Foram aplicados 4 R24h, QFA-ATS no início e no fim de um semestre e questionário socioeconômico e de hábitos alimentares. Foram coletadas duas excreções urinárias de 24h para análise de sódio, além de antropometria. Para validação utilizou-se o método das tríades mediante coeficiente de validade (ρ). Para reprodutibilidade empregou-se o ICC e IC 95%, coeficiente Kappa e gráficos de Bland-Altman para concordância. Adotou-se teste Kolmogorov-Smirnov para verificar distribuição dos dados, e coeficientes de correlação de Spearman. Sódio foi ajustado pelo método residual.

Resultados: Os coeficientes de validade para sódio de única urina foram considerados elevado ρRIR (0,85), moderado ρBIR (0,22) e fraco ρQFAIR (0,15). A repetição de excreção urinária apresentou coeficiente elevado para ρRIR (0,85) e moderado para ρQFAIR (0,26) e ρBIR (0,20). ICC para sódio bruto foi 0,686 e 0,541 para sódio ajustado pela energia. Kappa ponderado foi 0,491 (p<0,01) e 0,260 (p=0,024) para sódio bruto e ajustado respectivamente.

Conclusão: Embora seja reprodutível, o QFA-ATS não demostrou ser válido para avaliação de ingestão de sódio, não podendo ser utilizado isoladamente para este fim.

Presidente - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Interno - 2020815 - ANDHRESSA ARAUJO FAGUNDES
Externo ao Programa - 1893205 - CAROLINA CUNHA DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 22/08/2019 08:22