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Banca de DEFESA: NAYANE SANTIAGO BARRETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYANE SANTIAGO BARRETO
DATA: 29/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: sala de reuniões do Departamento de Nutrição
TÍTULO: Análise da experiência de aprendizagem mediada por metodologias ativas no contexto da disciplina de Educação Nutricional.
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa, Metodologias ativas, Educação Alimentar Nutricional.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População
RESUMO:

O Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas propõe uma ruptura das práticas de EAN realizadas por meio de metodologias tradicionais. Em oposição, defende-se que as ações de EAN assumam uma perspectiva problematizadora e sejam mediadas por metodologias ativas. Portanto, há necessidade de se refletir se o que está sendo ensinado capacita aos futuros profissionais realizarem uma EAN capaz de gerar a autonomia e a participação ativa dos sujeitos. O objetivo é analisar a experiência de aprendizagem mediada por metodologias ativas na disciplina Educação Nutricional. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, tipo pesquisa-ação, entre outubro de 2018 a março de 2019. Os sujeitos foram 31 discentes matriculados na disciplina. O conteúdo da disciplina foi ministrado por meio da conjugação de uma série de metolodogias ativas, a saber: Dramatização, Vídeo Debate, Jogo Interativo, Árvore de Problemas, Dinâmica dos Bichos, Estudo de Caso e Resenha Científica. Como aula prática, destacou-se o desenvolvimento de projeto de EAN, em cenário real de prática. Para diagnóstico situacional acerca das expectativas discentes em relação a disciplina foi aplicado um questionário aberto. Em consonância com os pressupostos teóricos da teoria da Aprendizagem Significativa no decorrer da disciplina, forma aplicados sete questionários abertos para levantamento do conhecimento prévio discente. Ao final do semestre letivo foi aplicado um questionário estruturado de competências e habilidades adquiridas. No decurso da disciplina foi adotado o Diário de Campo. Com o objetivo da análise subjetiva da experiência da aprendizagem via metodologia ativa, foram realizados dois grupos focais com os discentes, tendo o conteúdo sido analisado por meio de “Análise de Temática” proposta por Bardin. A presente pesquisa resultou na elaboração de dois artigos. O primeiro buscou compreender a percepção da experiência do aprendizado mediado por metodologias ativas na disciplina Educação Nutricional. Dentre às expectativas dos discentes quanto ao conteúdo ministrado estiveram: Aprofundar os conteúdos e interligá-los com outras disciplinas; interligar os conteúdos com os temas das ações e conhecer procedimentos de ensino interativos. Aprender a ser educador e a fazer ações educativas para outros públicos foram as expectativas quanto a habilidades a ser aprendidas. Foram citadas como fragilidades devido aos procedimentos de ensino: Organização curricular; aplicação do conteúdo nas ações de EAN; transição do ensino tradicional para o ativo; natureza transdisciplinar dos textos; leitura em sala e tempo para se dedicar a disciplina. Quanto às potencialidades devido aos procedimentos de ensino destacaram-se: Proporcionam assimilação do conteúdo e a formação para atuação multiprofissional; estimulam a participação, o desenvolvimento cognitivo, a autonomia na busca pelo aprendizado e o uso da reflexão e favorecem o aprendizado colaborativo. O segundo artigo descreve a experiência da aplicação da “Árvore de Problemas” como estratégia problematizadora na disciplina Educação Nutricional. Mediante uma análise coletiva, o problema “Predomínio da aprendizagem mecânica” foi identificado. Os educandos elencaram tanto nas eventuais causas (raízes), quanto nas soluções (frutos) aspectos e natureza macrossociais e microssociais. Nestes últimos, foi destacado a necessidade da inclusão das metodologias ativas como forma de inovação do ensino superior na área da saúde. No entanto, a inserção destas metodologias em uma disciplina de forma isolada foi expressa como insuficiente para superar predominância da aprendizagem mecânica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1331234 - RENATA LOPES DE SIQUEIRA
Interno - 1966564 - IZABELA MARIA MONTEZANO DE CARVALHO
Externo ao Programa - 1893205 - CAROLINA CUNHA DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 14/08/2019 09:36
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