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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA FERREIRA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA FERREIRA DE CARVALHO
DATA: 09/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma remota Google Meets
TÍTULO: O primo Basílio e a problemática do desejo mimético na literatura e no cinema
PALAVRAS-CHAVES: O primo Basílio; Primo Basílio; intersemiótica; desejo; desejo mimético
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado busca estudar a noção do desejo mimético com base nas discussões teóricas de René Girard, tendo como corpus o livro O primo Basílio, de Eça de Queirós, e a adaptação cinematográfica Primo Basílio, de Daniel Filho, e, como objeto de pesquisa, a relação triangular edificada pelos personagens Luísa, Jorge e Basílio. Sendo assim, o estudo parte do seguinte problema: de que forma o desejo se faz presente na literatura e no cinema? E nos leva a outros questionamentos: como pode ser evidenciada a questão do desejo mimético por meio da relação triangular entre Luísa, Basílio e Jorge, tanto na narrativa literária quanto na cinematográfica? De que modo essas narrativas se estruturam para representar as relações humanas? À vista disso, nosso objetivo principal é elaborar um estudo interdisciplinar entre cinema e literatura a partir da leitura da obra literária de Eça de Queirós e da sua adaptação cinematográfica, tendo em vista a questão, segundo as perspectivas de René Girard, do desejo mimético. Para tanto, é preciso atingir os objetivos específicos de analisar o livro, trazendo discussões sobre o contexto artístico, a sua estrutura narrativa e sua linguagem singular; fazer um estudo do filme, analisando seu contexto artístico, a sua estrutura narrativa e sua linguagem peculiar; compreender a noção de desejo, por meio das discussões psicanalíticas de Freud e Lacan; entender a noção de desejo mimético, segundo René Girard, a partir principalmente da relação triangular entre os personagens Luísa, Basílio e Jorge. Dessarte, realizou-se a leitura prévia das obras, a fim de compreender sua dinamicidade, realizando a análise por meio dos recursos linguísticos-literários, adjetivos e figuras de linguagem, presentes no livro e de recursos cinematográficos presentes no filme, tais como os fotogramas e falas dos personagens. Posteriormente, se fez necessária a pesquisa sistemática a respeito do conceito de intersemiótica, com base nas discussões de Peirce e Jackobson, de desejo, conforme Freud e Lacan, seguido do desejo mimético, segundo Girard. Com isso, os achados dessa pesquisa, de caráter eminentemente descritivo, identificou que a partir do processo de adaptação surge uma nova obra artística pertencente a um novo registro de linguagem, portanto, não são iguais, mesmo possuindo enredos semelhantes e vindos da mesma raiz criativa. Logo, cada personagem, tanto no livro quanto no filme, possui peculiaridades e subjetividade, não podendo ser considerados os mesmos. Por isso, notamos a existência de acontecimentos distintos, bem como a história se passa em lugares diferentes, consequentemente, há sujeitos diferentes e com desejos e experiências distintas. Ademais, conforme as discussões psicanalíticas, nisso, descobrimos, inicialmente, que o desejo advém de uma falta estrutural e que, após sua inserção no campo do simbólico, segue no ímpeto da captura do objeto capaz de saciar e preencher por completo esse espaço. Para Girard, o desejo do homem não se dá de forma isolada, ele é sempre mediado pelo desejo de alguém, um modelo, e que a busca pelo que é do outro causa uma rivalidade, que tem por consequência uma violência entre o sujeito e seu modelo, advinda da disputa pelo mesmo objeto de desejo. Ao analisar o corpus dessa pesquisa, percebemos a presença do triângulo do desejo mimético na relação triangular entre Luísa, Basílio e Jorge, uma vez que Basílio deseja aquilo que é desejado por Jorge, ou seja, Luísa, o que causa uma grande violência que é refletida especialmente em Luísa, por ser uma mulher inserida em uma sociedade patriarcal. O ápice dessa violência é marcada pela morte da protagonista, que assumiu o papel de bode expiatório da moralidade burguesa do século XIX, no livro, e XX, no filme.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1333247 - LUIS AMERICO SILVA BONFIM
Interno - 2027326 - CARLOS CEZAR MASCARENHAS DE SOUZA
Interno - 1693029 - CARLOS EDUARDO JAPIASSU DE QUEIROZ

Notícia cadastrada em: 03/11/2020 10:25
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