Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA LEMOS GONÇALVES DOS SANTOS
DATA: 27/07/2018
HORA: 11:00
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe - a definir
TÍTULO: BRECHT E A EXPERIÊNCIA DO CINEMA: TEXTO E MONTAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Brecht; Cinema; Teatro; Escrita; Montagem
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
ESPECIALIDADE: Interpretação Cinematográfica
RESUMO:
Este presente trabalho busca analisar a obra do alemão Bertold Brecht no âmbito cinematográfico - em que este atuou em diversas funções - considerando as experiências desses trabalhos, através da análise fílmica em Como mora o trabalhador (Alemanha, 1930), por retratar um período peculiar de sua vasta obra. A chegada de Brecht ao cinema, aqui, neste presente trabalho, configura-se como síntese de uma trajetória que tem como prelúdio sua obra poética e teatral. A pesquisa busca analisar e refletir criticamente obras fílmicas realizadas por Brecht, desde a expressiva década de 20 indo até à conturbada década de 30, sob as perspectivas da linguagem, da estética e das ideias atreladas a um processo revolucionário. A experiência e a dimensão estética e política do pensamento brechtiano flutuam sobre o cinema militante e de vanguarda da República de Weimar e sobre sua matriz no cinema soviético, de onde resgatou elementos essenciais para o êxito de produções cinematográficas, na escrita e nas etapas da montagem. As formulações teóricas do grande pensador Walter Benjamin contribuem de maneira imprescindível para que haja a compreensão exata desta importante fase - a experiência de Brecht no cinema.