Banca de DEFESA: RAUL MAURICIO ARAGÃO SOUZA

DISCENTE: RAUL MAURICIO ARAGÃO SOUZA
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ANÁLISES SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO EXTRATIVISMO DE MINÉRIOS NA CAATINGA, EM CEL. JOÃO SÁ-BA, A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: Sociedade/Natureza; Extrativismo de minérios; Educação Ambiental Crítica; Interdisciplinaridade.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A relação desequilibrada sociedade - natureza, ocasiona desigualdade socioambiental, que fica evidente na apropriação desenfreada do homem sobre a natureza, trazendo mudanças na constituição dos espaços geográficos, sejam bióticos, abióticos e sociais, em detrimento da geração de riquezas diante da desapropriação e degradação de bens naturais. Diante disso, o extrativismo de minérios é uma atividade de elevada capacidade de degradação socioambiental e somada a essa característica ocorre a ausência fiscalizadora, o que potencializa a relação de destruição dos bens naturais. Essa interferência do homem no ambiente, traz uma taxa de aniquilação de muitas espécies em proporções muitas vezes superior à extinção natural. Nesse sentido, a Educação Ambiental crítica nas escolas é um caminho para discutirmos os problemas socioambientais. Neste ínterim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos socioambientais de extrativismo de minérios em Coronel João Sá/BA observando as condições dos trabalhadores e o potencial de degradação socioambiental. Este trabalho analisa uma área de extração de rochas no município de Coronel João Sá, localizado no nordeste do estado da Bahia, região de semiárido com concentração de rochas ígneas provenientes do escudo cristalino da unidade geológica da Borborema. Visto isso, fez-se utilização do método sistêmico para a compreensão da relação integrada entre sociedade/natureza. Desse modo, a natureza da pesquisa é de caráter quali-quantitativo, visto que ambas são complementares para se chegar à obtenção de resultados. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O produto didático resultante do trabalho foi um ambiente virtual de comunicação para veiculação de material Vídeo Documentário gerado ao longo da pesquisa intitulado “A Pedra dos Sonhos e das Necessidades”. Conclui-se que o processo de extrativismo de minérios no município necessita de regulamentação e organização do licenciamento ambiental e fiscalização da atividade pelo poder público, pois ocorre o processo de degradação da natureza e precarização do trabalhador, como também ficou evidente a importância da inserção de atividades interdisciplinares no estudo do meio para uma visão crítica dos problemas socioambientais. Destarte, essa pesquisa buscou a partir da educação ambiental crítica instigar os atores sociais a pensar de forma mais criteriosa e reflexiva acerca dos problemas socioambientais provenientes do extrativismo de minérios, afim de que ocorra a mudança de valores e a transformação social.

Presidente - 929.666.085-87 - ALBERLENE RIBEIRO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 426350 - JOSEFA ELIANE SANTANA DE SIQUEIRA PINTO
Interno - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 1583100 - RENATA NUNES AZAMBUJA