Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDA CRISTINA MENEZES DA SILVA

DISCENTE: ALDA CRISTINA MENEZES DA SILVA
DATA: 27/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/uzq-nase-zvw
TÍTULO: TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA A PARTIR DA METODOLOGIA ATIVA DA PROBLEMATIZAÇÃO, EM JANDAÍRA, BAHIA
PALAVRAS-CHAVES: Turismo sustentável. Educação Ambiental Crítica. Arco de Maguerez.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O Turismo de Base Comunitária - TBC é um modo de fazer turismo, que prioriza as necessidades do lugar, das pessoas, da cultura e do meio ambiente. Os reflexos do TBC na educação são inovadores e desafiadores, porque incentivam os sujeitos a valorizarem a sua cultura, proporcionando autonomia e colaborando com a aprendizagem através de uma reflexão crítica e transformadora. Porém, é preciso que a comunidade esteja preparada para participar de forma ativa e organizada dessa experiência. Uma das formas de conduzir esse processo, corresponde ao desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas que privilegiem a participação ativa dos sujeitos. Nessa perspectiva, este projeto surge de questionamentos que versam sobre como o uso da metodologia ativa da Problematização poderá contribuir com reflexões sobre os processos de criação, organização e fortalecimento do turismo de base comunitária, junto aos estudantes da Escola Municipal Joana Almeida Pinto e comunidade do entorno. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é analisar o uso da metodologia ativa da problematização, junto aos estudantes da Escola Municipal Joana Almeida Pinto e comunidade do entorno, no processo de reflexão para implementar o turismo de base comunitária, em Jandaíra, Bahia.. A proposta metodológica está centrada na fenomenologia de Husserl. A pesquisa de abordagem qualitativa, contará com a participação de 30 sujeitos, estudantes do ensino fundamental maior, da escola, e representantes das comunidades do entorno da escola. Após autorização da pesquisa pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Sergipe, o projeto será apresentado à gestão escolar e aos professores. Na sequência, serão realizadas visitas de campo para reconhecimento das comunidades e definição das áreas de estudo. Posteriormente, a pesquisa será socializada com os sujeitos participantes e serão iniciadas as etapas da Problematização: observação da realidade; identificação dos pontos chaves; teorização; hipóteses de solução; aplicação à realidade. Os dados serão coletados através das entrevistas realizadas com os representantes da Associação e corpo diretivo da escola, bem como por meio das atividades avaliativas realizadas junto aos estudantes em cada etapa. Os resultados serão analisados com base na Análise do Discurso. Almeja-se estimular o protagonismo dos estudantes e dos representantes das comunidades com vistas às reflexões para transformação da realidade, a partir de uma possível implementação do TBC. Ademais, pretende-se elaborar uma cartilha educacional que servirá de registro e apoio pedagógico para a escola e comunidade no desenvolvimento futuro do TBC.

Presidente - 1327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS
Interno - 1583100 - RENATA NUNES AZAMBUJA
Interno - 1190318 - NUBIA DIAS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1821173 - DENIO SANTOS AZEVEDO