Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELEN TAYNARA ARAUJO SANTOS
DATA: 26/02/2021
HORA: 10:00
LOCAL: online
TÍTULO: O SISTEMA DE AQUAPONIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA
PROJETOS EM ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: Aquaponia; Agroecologia; Tecnologia Social; ODS; Educação Ambiental.
PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
Os Projetos educacionais relacionados às tecnologias sociais contribuem com o processo de sustentabilidade, por acenderem aos meios de conservação da natureza no âmbito social, econômico e ambiental. O sistema de Aquaponia agencia os princípios agroecológicos, por meio da produção das proteínas animal e vegetal, sem o uso de agrotóxicos, utilizando os recursos hídricos de forma sustentável. O sistema de aquaponia é um modo de produção sustentável que visa contribuir socialmente em dois horizontes, a saber: com as expectativas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-02), em sua agenda global, ligada aos projetos de soberania e segurança alimentar nas comunidades dos povos tradicionais, definida pela Organização das Nações Unidas-ONU e, no horizonte da educação, enquanto ferramenta didático-pedagógica, para o ensino das ciências ambientais. Nessa dimensão, o objetivo dessa dissertação é desenvolver uma proposta com projeto de Tecnologia Social, sistema Agroecológico de Aquaponia, a partir da Metodologia Ativa/ABProj, para ensino das ciências ambientais. A presente pesquisa está baseada em uma análise qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa básica analítica, mediada por temas específicos como: aquaponia, o uso de projetos no ensino, educação ambiental, tecnologia social e ODS. Destarte, os resultados dessa pesquisa ratificam que o uso de projetos educacionais, mediados por tecnologias sociais com o sistema agroecológico de aquaponia, promovem a multiplicação de técnicas aliadas à triagem da sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de agenciar projetos qualificados de acesso à soberania e segurança alimentar nas comunidades tradicionais, corroborando com os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030. Conclui-se, ainda, que em pequenas comunidades a aplicabilidade de projetos com o sistema de aquaponia retroalimenta o sistema natureza, pois enfatizam a relevância dos diferentes seres que contribuem para a sustentabilidade do ambiente. Contribui, sobretudo, com a formação de discentes e docentes, na gestão e controle do sistema aquapônico, estimulados pelas diversas atividades formativas em espaços pedagógicos comunitários.