Banca de DEFESA: ROBSON SOUZA DA SILVA

DISCENTE: ROBSON SOUZA DA SILVA
DATA: 25/02/2021
LOCAL: online
TÍTULO: UMA REFLEXÃO-AÇÃO A RESPEITO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS/LIXO E A COMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE ADUSTINA-BA
PALAVRAS-CHAVES: compostagem; lixo; resíduos sólidos; aplicativos.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

A sociedade moderna, sobretudo pós revolução industrial, tem experimentado grandes transformações no que se refere ao consumo e a produção de resíduos. Diante disso, o presente trabalho1, que está em andamento, tem por objetivo promover uma reflexão-ação a respeito da destinação dos resíduos sólidos/lixo, aplicando a compostagem como alternativa por meio de uma Educação Ambiental Crítica. Os objetivos específicos da pesquisa são: formar discentes do curso técnico em agroecologia para disseminação não só da técnica de compostagem, mas de uma visão crítica a respeito produção e destinação dos resíduos sólidos; compreender a relação entre EA Crítica e o tema resíduos sólidos, tendo a compostagem como uma alternativa; desenvolver um aplicativo para smartphones e analisar como ele pode contribuir na implantação de um sistema de compostagem em áreas rurais e urbanas. O método da pesquisa é o materialismo histórico-dialético, que permitem analisar a produção de resíduos sólidos/lixo com elevado grau de criticidade e historicidade. Sua realização será por meio da pesquisa-ação, por exigir o envolvimento ativo e a ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema. O universo da pesquisa é uma turma do curso técnico de agroecologia do município de Adustina-BA, e terá como amostra 10 alunos desta turma no processo de coleta de dados, que ocorrerá por meio de uma entrevista estruturada. Até a presente data já foram realizadas a revisão bibliográfica, visita técnica ao lixão da cidade, rodas de conversa, oficinas e sistemas de compostagem. Os resultados parciais revelam que é preciso uma reflexão constante sobre a produção dos resíduos sólidos/lixo e que a compostagem precisa ser mais divulgada como possibilidade de redução drástica do volume de resíduos sólidos orgânicos, além da melhoria da qualidade dos solos. Também foi desenvolvido um aplicativo de smartphones para Android sobre o tema, que será usado em campo como suporte para moradores de rurais/urbanas na implantação desses sistemas de compostagem. Serão realizadas oficinas de compostagem georreferenciadas e diálogos com moradores das zonas urbanas e rurais, seja de forma individualizada ou por meio da associação de moradores, com uma abordagem do tema de forma crítica e contextualizada.

Presidente - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Externo à Instituição - ARÃO ARAÚJO GOMES