Banca de DEFESA: SERGIO CARDOSO BORGES

DISCENTE: SERGIO CARDOSO BORGES
DATA: 02/03/2020
LOCAL: auditório do DED
TÍTULO: ATIVIDADE DE RETORNO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE LADEIRINHAS 'A', EM JAPOATÃ - SE E O ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia da Alternância; Interdisciplinaridade; Qualidade da água; Ensino de química.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Esta dissertação tem como tema “Atividade de Retorno da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A”, em Japoatã/SE e o ensino de química: Desafios e possibilidades”. A Pedagogia da Alternância (PA) se apresenta como metodologia pedagógica no contexto da educação do campo. A expectativa da influência desta pedagogia na formação humana do(a) estudante/alternante é prerrogativa disposta no Projeto Político Pedagógico de uma Escola Família Agrícola (EFA) como também é previsto no Estatuto da Associação Mantenedora das EFA. Esta formação possibilita na contribuição de uma sociedade que refleti sua qualidade de vida socioambiental e econômica. Para que este ideal seja maximamente alcançado, a prática dos instrumentos da PA deve ser planejada e efetivada de maneira compromissada por todo o corpo de trabalhadores das EFA. O instrumento pedagógico Atividade de Retorno, pode refletir por meio da atuação do(a) alternante em sua comunidade, o impacto das ações dos instrumentos da PA em sua formação humana e, em especial, no que concerne à atuação em questões socioambientais. O objetivo deste estudo é refletir atitudes que estejam focadas na qualidade da água no ambiente de convívio da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A” (EFAL) e nas comunidades dos(as) alternantes, através da Atividade de Retorno do 1º Plano de Estudo do 2º ano, tomando como referência a disciplina de química, por meio da PA. O local da pesquisa foi a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, situada no povoado Ladeirinhas “A”, no município de Japoatã/SE. O caminho metodológico foi percorrido com base no método dialético, em que adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa participante. Para a coleta de dados, foram escolhidos os seguintes instrumentos: análise de documentos escolares, observação participante com registro escrito e gravados em áudio visual do Plano de Formação (PF) do(a) alternante, da construção do Plano de Estudo (PE), da Colocação em Comum (CC) do Plano de Estudo; da Atividade de Retorno (AR) e observação participante com registros gravados em áudio visual de duas rodas de conversa; visitas e oficinas com os(as) alternantes, análise do registro final da Atividade de Retorno do(a) alternante, anotações em diário de campo. Os dados gerados, no decorrer da apuração entre a teoria e a prática pedagógica, foram definidos pelos documentos escolares, observação participante dos instrumentais da pedagogia da alternância, filmagens e anotações do diário de campo. Os dados viabilizaram reflexões críticas sobre a metodologia da PA, a vivência dos instrumentos da PA, o ensino no contexto da PA, a questão da interdisciplinaridade na PA, a aprendizagem e atitude dos(as) alternantes. A organização dos dados, deu-se por meio das categorias: qualidade da água, Atividade de Retorno e ensino de química nas práticas pedagógicas. No decurso do 1° Plano de Estudo do 2ºano, “Agroecossistemas: Terra e água, fonte de vida; preservação e conservação do meio ambiente” com foco na AR, foi revelado fragilidades da prática da metodologia da PA na EFAL, comprometendo o desafio da formação dos(as) alternantes e sua contribuição comunitária, contudo, se, oportunizadas as possibilidades de mudanças paradigmáticas, poderão promover uma contribuição efetiva na formação humanista dos(as) alternantes e, na busca de qualidade de vida, de, e em suas comunidades na região do Baixo São Francisco no Estado de Sergipe.

Presidente - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 2193695 - JEFFERSON ARLEN FREITAS
Interno - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Externo ao Programa - 1698052 - MARIZETE LUCINI