Banca de DEFESA: DIOGENES ALMEIDA DA SILVA

DISCENTE: DIOGENES ALMEIDA DA SILVA
DATA: 21/02/2020
LOCAL: Auditório da Geografia
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E ÁGUAS URBANAS: A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE EM PIRAMBU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica; Sujeito Ecológico; Educomunicação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Na concepção crítica da Educação Ambiental, acredita-se que a transformação da sociedade é causada por consequência da transformação de cada indivíduo, existindo uma reciprocidade dos processos no qual se propicia a transformação de ambos. Nesta visão, o educando e o educador são os que atuam no processo de transformação da sociedade. Nesse sentido, esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem e a formação de sujeitos ecológicos com ênfase na Educação Ambiental Crítica, além de entender e conhecer a percepção e a relação destes sujeitos com as águas urbanas no entorno da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, no município de Pirambu – SE. O método de abordagem desta pesquisa foi o materialismo histórico e dialético, tendo como base uma abordagem quali-quantitativa. Para tanto, foram desenvolvidas ações com um grupo de trinta alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, dentro e fora do ambiente escolar. Sendo construído assim, os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e revisão bibliográfica; trabalho de campo com observações livres e participantes, caderneta de apontamentos (diário de campo), registros fotográficos; entrevistas semiestruturadas com técnica adaptável flexível e não determinada, cujo roteiro foi norteado pela compreensão e impressões dos sujeitos mediante os fenômenos ambientais presente na escola, em seu entorno e nos corpos hídricos superficiais da cidade de Pirambu-SE; nuvem de palavras; rodas de conversas com base nas metodologias da Educação Popular freiriana; utilização e criação de perfil em rede social (Instagram) para interação, aprendizado e divulgação da Educação Ambiental Crítica baseada na educomunicação. Como resultado, destaca-se a construção de três produtos educacionais, sendo: o Grupo de Estudos Ambientais Paulo Freire na Escola Municipal Mário Trindade Cruz em Pirambu – SE, um podcast em plataforma digital de streaming de áudio sobre a Palestra “Enchentes em Pirambu: e eu com isso?”, e um vídeo documentário, criado com várias mãos, que teve por finalidade apresentar o processo de construção desta pesquisa, além de contribuir com a comunidade escolar sobre a reflexão da formação de sujeitos ecológicos conscientes para promover um diálogo que culmine na construção do saber ambiental. Portanto, considera-se que a formação do sujeito ecológico passa por mudanças de valores ambientais e da sua maneira de se portar como cidadão socioambientalmente responsável, tendo a escola e seus instrumentais (físico e humano) como peças-chaves para a formação desse sujeito ecologicamente consciente do seu papel protagonista de transformação da sociedade.

Presidente - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA