Banca de DEFESA: UILSON DE MENESES HORA

DISCENTE: UILSON DE MENESES HORA
DATA: 18/02/2020
LOCAL: PROFCIAMB
TÍTULO: A EMANCIPAÇÃO AMBIENTAL E A PERSPECTIVA PEDAGÓGICA: A CONTAMINAÇÃO DOS MANANCIAIS POR RESÍDUOS SÓLIDOS DO POVOADO MORENA, ITAPORANGA D’AJUDA-SE, À LUZ DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR NILSON BARRETO SOCORRO
PALAVRAS-CHAVES: Natureza. Emancipação do sujeito. Sustentabilidade. Lixeira. Ética ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A natureza vem sofrendo transformações, diuturnamente, para beneficiar a humanidade. Essas transformações têm impactado diretamente na vida e no planeta. O mal produzido para sustentar os padrões econômicos, atinge diretamente o meio ambiente. Esse processo produzido por um consumismo desenfreado ataca a sustentabilidade ambiental. Desta forma, ações contrárias a toda essa estrutura surge por manifestos e cobranças, principalmente das populações que mais sofrem com o processo de degradação em curso. Destaca-se, também, o papel da educação ambiental e a formação de sujeitos emancipados que busquem a construção de novos paradigmas e de ações que possam dialogar com este sujeito, no entendimento dos problemas ocasionados pela racionalidade econômica. O presente trabalho abordará problemas ambientais referentes aos impactos ocasionados pelos resíduos sólidos depositados na lixeira no Povoado Morena. Essa visão parte da emancipação ambiental construída ecopedagogicamente com a comunidade escolar da Escola Municipal Professor Nilson Barreto Socorro. Objetivando demonstrar na comunidade escolar da citada instituição de ensino, a importância de um olhar diferente na construção de paradigmas que respeitem a natureza, abordando os impactos socioambientais gerados pelo aumento dos resíduos sólidos, fruto do consumismo implantado pelas ações capitalistas. A proposta metodológica da pesquisa da dissertação baseia-se no materialismo histórico e dialético, servindo como suporte de análise da apropriação da natureza e como é feita por parte do capital, ou seja, de como os preceitos éticos ambientais são inseridos nesse contexto. O uso da investigação vai proporcionar ao método escolhido uma maior facilidade de diálogo em todo processo de construção. Diante do que foi exposto, será possível ir colhendo frutos advindos da formação de um sujeito. Um sujeito capaz de disseminar conceitos ligados a sustentabilidade e que possa lutar para construir novos cenários, em busca da importância de preservar a natureza e que seu foco esteja ligado a construção de um ambiente, no qual a vida tenha mais importância do que o valor econômico. Todo esse processo nos apontam um agir em que o uso da comunicação quebra barreiras e que seja capaz de ecoar suas vozes na luta pelas causas ambientais e do mundo da vida que os cercam, em uma outra ética ambiental.

Presidente - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Externo ao Programa - 426603 - ANTONIO CARLOS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2632236 - MARCELO DE SANTANNA ALVES PRIMO