Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIO FONSECA SANTOS

DISCENTE: FLAVIO FONSECA SANTOS
DATA: 24/01/2020
LOCAL: ProfCiAmb
TÍTULO: A Escola Pública (Colégio Estadual Gumercindo Bessa, no município de Estância-SE) e o Ministério Público: uma proposta de formação de diálogos para ampliação da Educação Ambiental.
PALAVRAS-CHAVES: educação ambiental, escola, ministério público, ações comunicativas e aplicativo/APP
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Este estudo através da aproximação da universidade com a sociedade, havendo uma total interação, através do Profciamb, que atuará na escola, por meio do pesquisador, tem por objetivo levar novas propostas e aprofundar a questão da Educação Ambiental, através de diálogos entre a escola, o ministério público e a sociedade civil, a fim de verificar a necessidade de resolver e se precaver de problemas ambientais, por meio da formação de sujeitos capazes(alunos e até professores) de tematizar oralmente acerca do seu mundo da vida e orientar suas práticas comunicativas para o estabelecimento de consensos, em parceria com o Ministério Público. Na oportunidade serão discutidos: qual é o papel fundamental da escola na formação do cidadão, como se dá a relação da escola com a proteção do ambiente em que vivemos, por que a sociedade está indiferente às questões ambientais, se há a colaboração do ministério público na ampliação da educação ambiental, e principalmente verificar se a escola pública(especificamente o Colégio Estadual Gumercindo Bessa) e o Ministério Público exercem parceria na execução da educação ambiental, para a promoção de uma cidadania ativa e da ética ambiental dos seus alunos. Este estudo é de fundamental importância, pois permitirá sensibilizar ambas instituições a promoveram a formação de parceria para a ampliação da educação ambiental. Essa sensibilização se dará por meio de ações comunicativas, onde se discutirá sobre a necessidade de um novo olhar para que a escola e o ministério público identifiquem os principais problemas ambientais, pensem em estratégias e sistemas de gerenciamento dos recursos naturais através da educação ambiental e principalmente contribuam positivamente na formulação e implementação das políticas públicas ambientais pelo poder público. Todo esse estudo será abordado por meio da metodologia da ação comunicativa de Jürgen Habermas, no sentido de proporcionar a escola pública a percepção da dialética que existe entre o agir instrumental(sistema) e agir comunicativo(“mundo da vida”). Onde se permitirá que a mesma, através dos seus alunos e dos professores percebam que o primeiro agir é o que está ligado ao estado e o segundo está relacionado ao conjunto de valores que cada um de nós individualmente ou comunitariamente “vive” de maneira imediata, espontânea e natural. Que prioriza a linguagem, em detrimento do trabalho, pois é a partir desta e da comunicação que as pessoas agem diferentemente e assim transformam a realidade. Toda essa pesquisa terá por delineamento a criação de um aplicativo (Software) para a promoção da Educação Ambiental na plataforma Android através do sistema App Inventor, que promova ações comunicativas, dialogadas, visando estabelecer consensos socais para os usuários(alunos e professores) do Colégio Estadual Gumercindo Bessa.

Presidente - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Externo ao Programa - 2632236 - MARCELO DE SANTANNA ALVES PRIMO