Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA ALVES

DISCENTE: ADRIANA ALVES
DATA: 06/02/2020
LOCAL: Sala 202 DIDÁTICA VII
TÍTULO: JOGOS TEMÁTICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL FLORENTINO MENEZES - POVOADO AREIA BRANCA-SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Jogos temáticos; Manual Ambiental dos Jogos Temáticos; Educação Ambiental; Reciclagem
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A Universidade Federal de Sergipe, juntamente com a Escola Municipal Educação Infantil Florentino Menezes e ao Programa de pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais – Associada UFS - PROFCIAMB/UFS, estão empenhados em realizarem pesquisas para o desenvolvimento de jogos educativos que possam trabalhar com diversas problemáticas direcionadas ao meio ambiente, como poluição dos rios e a destinação do resíduo sólido, por exemplo, se tornou inseparável da ação humana, os danos causados pelo lixo ao meio ambiente, uma vez que estes estão sendo apontados pelos ambientalistas, como os maiores problemas urbanos da atualidade, a ponto de ter se tornar objeto de programas de educação ambiental em escolas brasileiras. Nesse sentido, denominamos como material pedagógico o produto a ser gerado, como resultado final das pesquisas ao longo do mestrado profissional 2019-2020, onde os jogos educativos com características de recurso pedagógico, ou seja, são relevantes para a aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes, possibilitando ambientes desafiadores, capazes de ‘estimular o intelecto’ e, consequentemente, conquistar estágios mais elevados de raciocínio do público fim, além de fomentar a interdisciplinaridade das diversas áreas do saber no processo de construção, como a biologia, a geografia, o português e etc. Muitos jogos estimulam a imaginação, desenvolvem a criatividade na criança e é através do lúdico que a aprendizagem acaba sendo desenvolvida de forma mais leve e satisfatória. Os jogos influen­ciam no processo de imersão do indivíduo em um ambiente lúdico e divertido, podendo eles entrarem em contato com novas experiências. O jogo explora os níveis de engajamento do indivíduo para a resolução de problemas, desse modo, os jogos educativos também auxiliam nas resoluções de conflitos sociais. A escola está inserindo cada vez mais jogos em diversos contextos e o desenvolvimento desses produtos leva em consideração, o mecanismo motivacional do aluno, contribuindo para o engajamento dele nos mais variados aspectos. Desse modo, o objetivo geral do estudo é propor educação ambiental através de jogos educativos na escola municipal Professor Florentino Menezes, povoado Areia Branca-Sergipe. A pesquisa é descritiva e exploratória de cunho quanti-qualitativo, que utilizará das bases de dado da pesquisa bibliográfica documental como primeiro momento, a fim de familiarizar os alunos com os conteúdos propostos, tais como Educação Ambiental crítica (FREIRE, 1985; PIAGET, 1975; RODRIGUES, 2008; BRASIL, 2001), dentre outros. O questionário será utilizado para levantamento de dados para compor o Manual Ambiental dos Jogos, um orientador/facilitador (a mestranda) para que os pesquisadores (alunos e professores), possam se guia na construção destes e possam, futuramente, auxiliarem as comunidades sobre a importância da educação ambiental no dia a dia. Assim, o resultado final serão os jogos educativos produzidos com material reciclado levantado pela Associação de Pescadores e selecionados pela mestranda, além da triagem que será feita pelos grupos de alunos para a elaboração final. O Manual Ambiental será direcionado para o manuseio e construção destes e será registrada juto a Biblioteca Nacional, afim de que o mesmo possa acompanhado o produto científico final, os jogos, e poder ser utilizado pela escola no seu cotidiano escolar. Este também terá o seu registro eito junto ao INPI (Instituto Nacional de Produção Intelectual), através do CINTEC/UFS.

Presidente - 1190318 - NUBIA DIAS DOS SANTOS
Interno - 1353748 - LILLIAN MARIA DE MESQUITA ALEXANDRE
Externo ao Programa - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Externo à Instituição - HELENO DOS SANTOS MACEDO