Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO ANDRADE DA SILVA

DISCENTE: LUCIANO ANDRADE DA SILVA
DATA: 08/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: A INSTRUMENTALIZAÇÃO MUSICAL PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E AÇÕES REFERENTES AOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO RIO DO PEIXE, EM CORONEL JOÃO SÁ/BA
PALAVRAS-CHAVES: Rio do Peixe, Impactos socioambientais, Instrumentalização musical, Sensibilização ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A problemática ambiental torna-se evidente a partir da década de 60, visto os limites da natureza em relação a racionalidade econômica, a crescente urbanização e do fracionamento do conhecimento. Nesse sentido, a escola possui importante papel na sensibilização dos alunos e da comunidade diante dos impactos socioambientais, haja vista que o âmbito escolar presta papel social significante na formação do cidadão crítico, participativo diante dos problemas ambientais. Sendo assim, este projeto de pesquisa terá como foco a degradação dos corpos hídricos, mais especificamente o rio do Peixe que tem sua nascente na cidade de Pedro Alexandre –BA atravessa a cidade de Coronel João Sá-BA e deságua no rio Vaza-Barris. Dessa maneira , a justificativa para elaboração deste projeto deve-se a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia. Dessa forma, partindo da realidade local do município de Coronel João Sá-Ba, se faz necessário aproximar a escola com seu entorno, visto que, o rio do Peixe apresenta problemas socioambientais como desmatamento da mata ciliar, poluição com efluentes domésticos, resíduos sólidos que remete um olhar para além da aparência. Desse modo, o projeto tem como objetivo utilizar a instrumentalização musical para expressar as contradições e impactos socioambientais do rio do Peixe, na cidade de Coronel João Sá/ BA, visando a sensibilização dos sujeitos ecológicos do Colégio Estadual Santo Antônio, bem como, analisar as causas e consequências dos impactos socioambientais do rio do Peixe, na cidade de Coronel João Sá/ BA, descrever os impactos socioambientais no rio do Peixe através de produções didáticas; identificar a importância da temática água e reciclagem no cotidiano escolar e proporcionar a sensibilização ambiental através da instrumentalização musical a partir do uso de materiais recicláveis. Dessa maneira, será utilizado no trabalho o método hipotético-dedutivo que se inicia com um problema que irá desencadear a pesquisa, para tal, o tipo de pesquisa será pesquisa- ação, esta é concebida e realizada pela busca da resolução de um problema coletivo; a natureza da pesquisa é de caráter qualiquantitativo, visto que ambas são complementares para se chegar obtenção de resultados. Para tal, será feito atividade de campo que possibilitará a coleta de dados por meio da observação participante, registro fotográficos, aplicação de questionário e utilização de drone para fazer filmagem aérea. Analisaremos os dados coletados, utilizando a análise de conteúdo. Os resultados serão tabulados no programa Excel e expressos em quadros, tabelas, gráficos. O produto didático gerado será através da instrumentalização musical que refere-se a criação de percussão com materiais recicláveis. A partir da instrumentalização será gerado um clipe e cd com as musicais autorais dos discentes, bem como ações junto ao poder público para melhorias na realidade local. Utilizar a instrumentação musical como aporte metodológico para sensibilização ambiental deve-se por entender que o estudo das ciências ambientais de forma interdisciplinar estimula no saber, ser e fazer dos discentes diante dos problemas ambientais que os cercam.

Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Externo à Instituição - VICENTINA SOCORRO DA ANUNCIAÇÃO