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Banca de QUALIFICAÇÃO: DYEGO ANDERSON SILVA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DYEGO ANDERSON SILVA PEREIRA
DATA: 22/02/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de vídeo I - CODAP
TÍTULO: INTERDISCIPLINARIDADE, CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: MATERIAL DIDÁTICO-LÚDICO-PEDAGÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas com deficiência e transtorno global do desenvolvimento. Desenho Universal para Aprendizagem. Jogos didáticos.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado ou Educação Inclusiva, ainda que se pareçam coexistem num cenário educacional amplo em que cada termo aponta uma compreensão de mundo, de bibliografias e modelo de representação social. Esse espaço teórico e discursivo, para o qual existe uma ampla literatura, explora diversos elementos da educação voltada às pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação (PDTGDAHS), conforme preconizada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). No entanto o espaço de debate sobre esse tema tem sido ampliado em direção à manutenção e à qualidade da educação dada a esses alunos, considerando que o acesso se tornou um debate ultrapassado e relativamente vencido. O processo de integração pensado entre os anos 1970 e 1990 tem sido substituído pelo processo de inclusão, 1990-2000 e hoje têm se pensado em propostas de universalização do acesso por meio do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), por exemplo. Enquanto proposta de intervenção no ambiente escolar, a DUA nasceu de uma proposta interdisciplinar em que psicólogos, neurocientistas, pedagogos, psicopedagogos, professores e gestores resolveram apostar na produção de conhecimentos, instrumentos de trabalho e metodologias didáticas que pudessem ser compreendidas por quaisquer alunos, DTGD e não DTGD. Um processo de universalização que não apaga da escola o aluno pobre, o aluno com dificuldades de aprendizagem ou qualquer outro aluno em situação vulnerável ou que esteja excluído do processo educacional. Enquanto campo interdisciplinar, a DUA, assim como as Ciências Ambientais propõe uma resposta holística, e não mais pontual, a problemas complexos e estruturais, para os quais respostas pontuais não geram alterações globais. O uso de jogos, brincadeiras e elementos lúdicos, nesse cenário, é apontada como solução prática-teórica bastante diversa e atraente para o educando e para o educador. Permite que os alunos participem, interajam, se aproximem e compartilhem espaços físicos e de conhecimento. Nesse sentido nossos esforços são direcionados a uma promoção de integração entre alunos DTGD ou não DTGD. As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) vistas como salas de apoio, podem se tornar espaços de que permite a ampliação do escopo de atuação do professor ao mesmo tempo que apontam uma dicotomia entre um contínuo processo de inclusão-exclusão e demarcam, ainda, áreas de atuação de professores generalistas e especialistas em educação inclusiva. Ao passo que o processo de universalização se constitui, a autonomia do aluno DTGD se torna mais premente e o processo de democratização social se constitui, no primeiro passo, necessário, para a construção de uma democracia ambiental que questione as bases fundantes, inclusive do próprio processo de exclusão absorvido pela sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Externo à Instituição - GEISEDRIELLY CASTRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - HELENA MIDORI KASHIWAGI

Notícia cadastrada em: 24/01/2019 10:06
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