Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGENES ALMEIDA DA SILVA

DISCENTE: DIOGENES ALMEIDA DA SILVA
DATA: 14/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: SOBRE OS (DES)CAMINHOS AMBIENTAIS NO RIO JAPARATUBA: EDUCOMUNICAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA EMEF MÁRIO TRINDADE CRUZ, PIRAMBU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental; Rio Japaratuba; Rádio Escola; Educomunicação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O município de Pirambu - Sergipe é possuidor de potencialidades naturais e está inserido em grande parte de seu território dentro da Reserva Biológica Santa Izabel, o que já lhe confere um status quo diferenciado dos demais municípios do estado como santuário ecológico e natural, além de ter a foz do Rio Japaratuba como porta de entrada de uma de suas principais bases econômicas que é o pescado. Somando-se a isso, a cidade possui grande atividade turística que não vem acompanhada de um planejamento adequado, tão pouco há um diálogo e/ou entrosamento entre os vários segmentos envolvidos (sociedade/escola/poder público), fato esse que cria inúmeros conflitos e entraves a um modelo de desenvolvimento e de uma relação harmônica entre o povo de Pirambu e seu meio natural, e diante desses desafios, a Escola Municipal Mário Trindade Cruz, a maior e mais representativa escola do município possui um protagonismo importante na formação de um projeto identitário de sujeitos ecológicos por possuir grande parte de sua clientela filhos de pescadores e marisqueiras locais. Esta dissertação tem como finalidade fomentar as reflexões em torno da Educação Ambiental crítica no ensino básico, tendo como palco de pesquisa, a Escola Municipal Mário Trindade Cruz e o Rio Japaratuba, através da Educomunicação e da utilização da ferramenta rádio escola e das tecnologias da informática e comunicação (TICs). Um dos principais objetivos deste trabalho, é relacionar a mídia rádio escola como alternativa para do ensino da Educação Ambiental. Este trabalho terá como metodologia, levantamento bibliográfico e documental, além da aplicação de questionário de diagnostico junto a alunos e professores envolvidos; aulas de campo coordenadas que intitulada como: “Rio Japaratuba, de montante a jusante, conhecer e conservar” ; oficinas pedagógicas envolvendo professores e alunos com o diálogo de saberes através da interdisciplinaridade para que se reconheçam como protagonistas de sua vivência com o Rio Japaratuba e o meio ambiente; Projeto de intervenção e Sensibilização ambiental na praia, estabelecimentos comerciais e no entreposto de pesca de Pirambu, e como produto didático a construção do espaço físico da Rádio Escola Trindade Ambiental com aplicativo de celular e Rádio Web que buscará aliar a dinâmica popular do Rádio e as novas tecnologias de streaming disponíveis aos alunos através de tablets e celulares, tendo como pano de fundo os impactos socioambientais no Rio Japaratuba, e o protagonismo da educação ambiental crítica.

Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA