Banca de DEFESA: MARIANA MORAIS AZEVEDO

DISCENTE: MARIANA MORAIS AZEVEDO
DATA: 27/08/2018
LOCAL: Auditório do CODAP
TÍTULO: DA ESCOLA AO MANGUE: A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓCICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais. Ensino. Jogos. Manguezal. Taiçoca de Fora.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Com o aumento populacional, as cidades crescem desordenadamente e ocupam áreas que antes apresentavam-se naturais, consequentemente, crescem a falta de saneamento básico e de habitação, levando à degradação ambiental. Neste contexto está a região da Taiçoca de Fora, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, onde a população sofre com os problemas gerados pelo crescimento desordenado dos povoados ali existentes, falta de saneamento básico adequado, degradação da região de manguezal, do rio e também, onde cujas atividades econômicas da comunidade estão ligadas ao ecossistema e a pesca. Nesse sentido, a escola enquanto um dos locais de possível integração do conhecimento, a partir da interdisciplinaridade, pode contribuir para a reflexão acerca dessas relações socioambientais através do ensino das Ciências Ambientais. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar uma proposta de prática pedagógica no ambiente escolar formal e comunitário para o ensino de Ciências Ambientais no Ensino Fundamental Maior. Para tal, serão realizados inicialmente estudos bibliográficos a respeito das aulas de campo, conservação ambiental e educação ambiental e interdisciplinaridade. Do ponto de vista metodológico, através da indução, a primeira etapa constituirá na aplicação de questionário para os estudantes do 6º e 8º anos, correspondente ao quantitativo de 57 alunos do período matutino da Escola Municipal João Arlindo de Jesus, que está localizada no povoado da Taiçoca de Fora, para investigação das concepções dos alunos a respeito da temática ambiental de ecossistema e degradação ambiental de manguezal, sobre o recurso hídrico e o uso e ocupação do solo. Em seguida, a execução das atividades propostas e elaboradas em consonância com os docentes das disciplinas de Artes, Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Redação da escola, que tem como tema principal o ecossistema de manguezal, o recurso hídrico e impactos ambientais e a realização de ações na perspectiva da Educação Ambiental formal e não formal de aprendizagem no mesmo povoado, constituindo a prática pedagógica em forma de jogo e a realização de ações na perspectiva da Educação Ambiental formal e não formal de aprendizagem, que serão desenvolvidas pelos alunos, cabendo ou não pontuação para a dinâmica da ludicidade que os envolve. Além da produção do jogo “Trilha do Conhecimento: Manguetown” como ferramenta pedagógica para o ensino das Ciências Ambientais. Desse modo, espera-se contribuir para a sensibilização quanto as problemáticas ambientais através das ações educativas relacionadas ao manguezal, ao recurso hídrico e os impactos ambientais da comunidade na qual o educando está inserido. Além disso, possibilitar através do lúdico o diálogo de conceitos nas disciplinas curriculares e incentivar o contato da comunidade escolar com o ambiente.

Presidente - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Interno - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS