A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: DIEGO SILVA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO SILVA SOUZA
DATA: 20/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: UFS
TÍTULO: A GESTÃO HÍDRICA NO PERÍMETRO IRRIGADO POÇÕES DA RIBEIRA: uma abordagem através da Educação Ambiental
PALAVRAS-CHAVES: Barragem Poções da Ribeira. Conservação de Recursos Hídricos. Gestão de Recursos Hídricos. Sensibilização.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Diante da crise hídrica verificada atualmente, se faz necessário reavaliar o nível de conservação dos corpos hídricos, sobretudo de reservatórios constituídos por barragens, visando assim maximizar as suas possibilidades de usos múltiplos. Nesse sentido, sensibilizar a população torna-se uma prerrogativa essencial para que se tenha a promoção da conservação ambiental, e por consequência seja possível assegurar o consumo de gerações futuras. Tendo então como pressuposto os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) para cada uso a que a água se destina, os níveis de conservação das águas de reservatórios são elementos de preocupação, principalmente por tratar-se de corpos hídricos de usos múltiplos. Nesse contexto, esta pesquisa consistiu em sensibilizar os alunos do Curso Técnico Integrado em Agronegócio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Itabaiana/SE, sobre a gestão hídrica no Perímetro Irrigado Poções da Ribeira (Itabaiana/SE), visando assim a conservação para os usos múltiplos deste corpo hídrico. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classificou-se ao nível exploratório, tendo como procedimento de abordagem um estudo de caso. Por conseguinte, por se tratar da gestão dos recursos hídricos, propõe-se assim uma abordagem às ciências ambientais, e para isso faz-se necessário utilizar da Educação Ambiental (EA) como pilar, visando dessa forma, promover reflexões e fomentar a participação social na gestão hídrica do Perímetro Irrigado Poções da Ribeira. Assim, parte-se do esclarecimento da comunidade discente acerca das condições de degradação e de conservação do corpo hídrico em estudo, para que estes se tornem disseminadores de aspectos legais associados à gestão de recursos hídricos, sobretudo a praticada no local pelo órgão gestor. No tocante aos resultados, foi utilizado como ferramenta para coleta de dados questionários estruturados aplicados de forma assistida com perguntas abertas e fechadas. Por fim, esta pesquisa, traz a produção e implementação de um recurso didático, que segundo escolha da amostra discente participante, foi constituído de um game no formato quiz, o qual contribuirá substancialmente para formação dos futuros profissionais do agronegócio, através da discussão proposta sobre a gestão hídrica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2193695 - JEFFERSON ARLEN FREITAS
Interno - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Interno - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Externo ao Programa - 1542165 - JOSE JAILTON MARQUES
Externo à Instituição - CHRISTTIANNO DE LIMA ROLLEMBERG

Notícia cadastrada em: 02/08/2018 09:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10