Banca de QUALIFICAÇÃO: GILMARA DE SOUZA NETO

DISCENTE: GILMARA DE SOUZA NETO
DATA: 30/08/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO DGE
TÍTULO: "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS E SABERES PEDAGÓGICOS"
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental - Interdisciplinaridade - Percepção - Práticas Pedagógicas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

Em consonância com a Lei 9.795/99 e a partir da proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, compreende-se a importância de se instituir projetos de que possam atender a este propósito. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa, de cunho qualitativo e fikncando aos moldes da pesquisa-ação, objetiva desenvolver procedimentos pedagógicos que possam contribuir com a percepção ambiental em torno do Rio do Sal, nos estudantes do Programa do Ensino Médio Integral do Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo (CEPMGA), situado no bairro Porto Dantas, na Comunidade Coqueiral em Aracaju, Sergipe. Deste modo, pretende-se trabalhar com elementos que integrem a realidade próxima destes estudantes, a exemplo do complexo geom orfológico que compreende a Área de Proteção Ambiental do Morro do Urubu, o Rio do Sal e o Rio Sergipe. A partir dessa prática, estima-se apreender os saberes concernentes às questões socioambientais a nível global e local dos referidos alunos. Para o devido alcance desses propósitos, optou-se pela utilização dos seguintes instrumentais metológicos: pesquisa in loco, levantamento e registro fotográfico, aplicação de mapas mentais e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes, além da revisão bibliográfica. Por sua vez, o aspecto teórico da pesquisa será evidenciado a partir das reflexões a respeito da Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Percepção e Práticas Pedagógicas, tendo como autores-chave Leff (2000), Sauvé (2005), Fazenda (2010), Araújo (2009) e Minayo (2003). Como produto final, a pesquisa a ser desenvolvida pretende elaborar uma disciplina eletiva a ser aplicada no Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo (CEPMGA).

Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Presidente - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Interno - 1190318 - NUBIA DIAS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS