Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIONETE CANDIA ARAUJO

DISCENTE: CLAUDIONETE CANDIA ARAUJO
DATA: 22/08/2017
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia
TÍTULO: OS MÚLTIPLOS OLHARES GEOAMBIENTAIS DOS DISCENTES SOBRE AS ÁGUAS DO RIO POXIM EM ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais. Educação Ambiental. Ensino-aprendizagem. Relações Socioambientais. Bacia Hidrográfica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A pesquisa tem como objetivo analisar as relações socioambientais entre o Rio Poxim e a Escola, considerando a vivência dos discentes no bairro Jabotiana em Aracaju/Sergipe. A abordagem da pesquisa será de forma quali-quantitativa por constituir de levantamento de dados estatísticos e análise de fenômenos sociais da relação homem natureza. Serão utilizados como procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e documental; entrevista semiestruturada com alunos do 1º Ano do Ensino Médio, moradores do bairro aplicação de questionários com alunos e pais envolvidos; aulas de campo; elaboração e aplicação de recurso didático – Kit pedagógico geoambiental; organização e aplicação de ações pedagógicas, tais como Caminhada Ecológica e seminários de apresentações dos resultados coletados na pesquisa; organização e análise das informações; projeto de intervenção. O local escolhido para realização da pesquisa vem crescendo de forma desordenada com a construção de condomínios horizontais e verticais nas proximidades do Rio Poxim, rio este que é usado para abastecimento de água da população da Capital. A crescente expansão urbana tem afetado a qualidade das águas do rio o qual recebe cargas de efluentes e tem sua mata ciliar e manguezal degradados, comprometendo a fauna e flora. Ademais, a comunidade escolar e os moradores do entorno têm sentido os reflexos da ocupação, pois além da poluição, são frequentes as enchentes que adentram as residências no período de chuvas, provocando danos irreparáveis à comunidade. Ressalta-se assim a necessidade de conhecer o ambiente a partir das relações socioambientais, instigando o aluno a olhar para o seu ambiente de morada, na perspectiva de estimular a construção do conhecimento e à pesquisa nas escolas a fim de contribuir no processo de formação crítica e reflexiva do cidadão que seja capaz de provocar a mudança de postura diante da natureza.

Presidente - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Externo ao Programa - 3352056 - SONIA DE SOUZA MENDONCA MENEZES
Externo ao Programa - 2327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS