Banca de QUALIFICAÇÃO: ODIRLEY BATISTA ANDRADE MOREIRA

DISCENTE: ODIRLEY BATISTA ANDRADE MOREIRA
DATA: 29/08/2017
LOCAL: DIDÁTICA III, sala 013
TÍTULO: DA SALA DE AULA À BEIRA DO RIO: AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ALTO CURSO DO RIO ITAMIRIM – ITABAIANINHA-SE
PALAVRAS-CHAVES: Mata Ciliar. Rio Itamirim.Espaço Escolar. Ações Educativas.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Vivemos à sombra de uma crise ambiental, que se desdobra em outras crises, entre elas a hídrica. Tendo em vista a centralidade da água para a manutenção da vida no planeta e do funcionamento da nossa sociedade, e principalmente o contexto do semiárido nordestino, onde o recorte espacial desta investigação está inserido, esta pesquisa objetiva promover ações de educação ambiental direcionadas à conservação e recuperação da mata ciliar do alto curso do rio Itamirim, Itabaianinha-SE. O método que guia esta pesquisa é a teoria geossistêmica. Ancorada nesse norte teórico, a metodologia procura responder ao objetivo central adotando três fases: A primeira fase diz respeito a investigação do nível de degradação da mata ciliar e das consequências ambientais associadas a ela. Nesta fase lança-se mão de técnicas e instrumentos como, observação de campo, registro de imagens, catalogação de espécies da florística local, coleta de pontos de informações através do GPS e posterior tratamento cartográfico das informações; Na segunda fase, o uso e ocupação do solo no recorte espacial, será verificada através da pesquisa de banco de dados de órgãos e instituições competentes; Na terceira fase, a elaboração do produto didático: a cartilha ambiental, que será produzida na versão impressa e digital. A Cartilha terá como objetivo a promoção de ações de conservação e recuperação da mata ciliar a partirde uma alfabetização ambiental, partindo da discussão de macrotemas ambientais até a temática local desta pesquisa: a degradação da mata ciliar. No final, a cartilha encerrará com uma Trilha Ecológica, convidando os alunos da sala de aula para a beira do rio, criando um caminho metodológico que levará o aluno da teoria à prática. A cartilha ambiental será formulada a partir das informações obtidas nas duas primeiras fases da pesquisa. O resultado esperado é a construção dos produtos educacionais, e que estes possam contribuir para a alfabetização ambiental da comunidade escolar e que instrumentalize a mesma à contribuir com a conservação e a recuperação da mata ciliar do alto curso do rio Itamirim. Mas para além desse propósito, que estes produtos possam servir de referência para outras escolas ou comunidades que queiram realizar ações ambientais semelhantes.

Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA
Externo ao Programa - 279481 - ROSEMERI MELO E SOUZA