Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE FRAGA LIMA

DISCENTE: MICHELLE FRAGA LIMA
DATA: 30/08/2017
LOCAL: Auditório de Geografia, Bloco Departamental II, UFS
TÍTULO: VIDA E SAÚDE DA COMUNIDADE DO AÇUDE DA MARCELA/SE: UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Açude da Marcela, Educação Ambiental, Ética da responsabilidade, Sustentabilidade.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O presente projeto de qualificação traz uma reflexão acerca da relação socioambiental que envolve a vida e saúde na comunidade do açude da Marcela, localizado no município de Itabaiana/SE. Esse corpo hídrico possui grande magnitude no contexto social, econômico e ambiental, no entanto apresenta alguns entraves que potencializam a degradação do ambiente e degeneração humana. Dessa feita, nosso trabalho objetiva analisar como um instrumental de Educação Ambiental, na especificidade da ética da responsabilidade por Hans Jonas, pode ser uma chave de entendimento para compreender a sustentabilidade no açude da Marcela/SE. Tendo em vista a relação intrínseca entre os sujeitos envolvidos e o referido corpo hídrico, desejamos compreender como o diálogo entre a escola e a comunidade pode contribuir para a sensibilização dos sujeitos, de maneira a fomentar a sustentabilidade daquele ambiente. O método norteador dessa pesquisa é o dialético da complexidade, visto que buscamos o diálogo com o indivíduo, que mantém estreita relação com a natureza. E a partir da dos princípios metodológicos de Morin (2003), buscamos o embasamento para a compreensão da problemática ambiental e reflexão da realidade, sob a perspectiva de que na sociedade há uma conexão entre as diversas partes, para além da formação da totalidade. Para atingir ao objetivo proposto nessa pesquisa foi feita uma parte da pesquisa bibliográfica, a fim de que possibilitasse maior aprofundamento sobre as temáticas relacionadas à ética ambiental, sustentabilidade, recursos hídricos, a relação ser humano/natureza, dentre outras associadas ao contexto estudado. Foi realizada a pesquisa de campo parcial, onde ocorreram entrevistas semiestruturadas destinadas aos agricultores/moradores, com o intuito de compreender as questões socioambientais que se relacionam à vida e saúde naquela comunidade. Posteriormente deverá ser realizada uma intervenção na Escola Municipal Maria Irene Tavares, localizada nas mediações do referido açude, cuja culminância dar-se-á mediante a realização de uma trilha ecológica e mapas mentais, como instrumentos de Educação Ambiental. Consideramos parcialmente que, após a realização da presente pesquisa, haja a sensibilização dos discentes, de forma a possibilitar mudanças de valores e condutas, que viabilizem a melhoria do ambiente em que vivem. Para além disso, a possibilidade de formação de disseminadores, ou seja, sujeitos ativos para a sustentabilidade ambiental.

Presidente - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Externo ao Programa - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA