Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ RICARDO OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: LUIZ RICARDO OLIVEIRA SANTOS
DATA: 31/08/2017
LOCAL: Anfiteatro do Colégio de Aplicação
TÍTULO: FORMAÇÃO DE REEDITORES AMBIENTAIS A PARTIR DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: (RE)UNINDO O LUGAR E O CURRÍCULO
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais. Educação Ambiental. ENEM. Metodologia da Problematização. Simão Dias.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A Educação Ambiental (EA) é um amplo processo que traz à discussão, na ótica da formação dos cidadãos, os impactos sobre o ambiente em suas múltiplas dimensões, sejam elas naturais ou sociais. Para isso, a EA se apresenta em dois âmbitos: o formal, que tem no ambiente escolar o palco para interação de conteúdos entre as diversas disciplinas do currículo de forma transversal e o não formal, que ultrapassa os limites físicos da escola e abrange o desenvolvimento de ações junto às comunidades externas a ela, podendo contar com a participação de órgãos da sociedade civil. No entanto, as limitações impostas no direcionamento da matriz curricular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) criam barreiras para a discussão de problemas em escala local no Ensino das Ciências Ambientais em detrimento de escalas maiores em suas provas, apresentando, ainda, uma desconexão entre as escalas trazidas (Global e Nacional) e a supremacia de questões referentes às regiões mais desenvolvidas do País: Sudeste e Sul. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo contribuir para a formação de reeditores ambientais a partir da Metodologia da Problematização voltada para os discentes do Colégio Estadual Dr. Milton Dortas. A unidade de ensino está localizada na microbacia do rio Caiçá, que tem suas águas poluídas quando adentra a zona urbana, além da visível degradação ambiental do seu entorno, totalmente negligenciada pelo poder público do município de Simão Dias/SE. O método adotado é o dedutivo. Serão realizados três módulos de oficinas a partir da Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez, que serão ofertados para até trinta alunos do referido colégio, garantindo a participação das distintas séries do Ensino Médio. Os critérios adotados para a seleção partem da identificação dos alunos com a temática e disponibilidade de tempo. As oficinas acontecerão aos sábados. A referida metodologia é caracterizada como ativa e inovadora, pois parte da observação da realidade e propõe ações de intervenção condizentes com a realidade local, fornecendo autonomia aos discentes na formulação de hipóteses e aprofundamento dos estudos, ao passo em que traz a reflexão para os problemas observados por eles. Espera-se que a partir das ações descritas sejam formados reeditores ambientais, que ajam de maneira crítica e participativa no que tange às ações efetivas de discussão dos temas ambientais locais em seu cotidiano enquanto cidadãos. Espera-se ainda que a construção de um blog, enquanto recurso digital, forneça subsídios aos docentes da escola envolvida e aos membros da comunidade para potencializar as ações que realcem a participação discente e o envolvimento frente às necessidades locais.

Presidente - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Externo ao Programa - 279481 - ROSEMERI MELO E SOUZA