Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA SOUSA LOPES DE PÁDUA

DISCENTE: DANIELA SOUSA LOPES DE PÁDUA
DATA: 12/08/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Pluriatividade na agricultura familiar e sua influência sobre o emprego na região Nordeste.
PALAVRAS-CHAVES: Agricultura familiar; Pluriatividade; Emprego; Nordeste.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da pluriatividadeno nível de ocupação da agricultura familiar nos municípios do Nordeste do Brasil.Dados os benefícios da pluriatividade atestados pela literatura, tem- se como hipótesede trabalho que a pluriatividade eleva o nível de emprego da agricultura familiar. É deimportância estudos relacionados a este tema, pois, a agricultura familiar se mostracomo a principal fonte de força de trabalho dentro do setor rural no Brasil, sendoresponsável por grande parcela da produção de alimentos no país. A estratégiaempírica consiste no uso do método econométrico de regressão quantílicaincondicional (URQ), com intuito de captar eventuais efeitos não lineares dapluriatividade sobre o nível de emprego da agricultura familiar. A amostra do estudoserá formada por dados de emprego, diversidade agrícola e não agrícola oriundo doCenso Agropecuário 2017 na região Nordeste. Os achados evidenciam que dentro dorecorte geográfico e temporal escolhido, não foi possível identificar estudos na literaturaque analisem o efeito da pluriatividade sobre a ocupação da agricultura familiar,tratando assim de um estudo que ajude a contribuir para uma maior compreensãosobre o fenômeno pouco estudado da pluriatividade.

Presidente - 3742946 - FABIO RODRIGUES DE MOURA
Interno - 1699173 - FERNANDA ESPERIDIAO
Interno - 1519365 - MARCO ANTONIO JORGE

Notícia cadastrada em: 11/08/2022 14:56