Banca de QUALIFICAÇÃO: RAAB LIMA FIGUEREDO DE ARAÚJO

DATA: 15/08/2019
LOCAL: Sala de aula do NUPEC
TÍTULO: Sobre Nó(s): A precarização do trabalho na indústria têxtil sergipana
PALAVRAS-CHAVES: precarização do trabalho; desindustrialização; reestruturação produtiva.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

As transformações no mundo, nas últimas décadas, colocaram o processo de precarização do trabalho no centro da dinâmica do capitalismo. A partir dos anos 70, com os adventos da financeirização da economia, das políticas neoliberais e da reestruturação produtiva, a precarização do trabalho deixa de ser marginal e torna-se um elemento central na dinâmica do capitalismo, se propagando por todos os diferentes segmentos de trabalhadores e reestabelecendo uma vulnerabilidade de massa que tinha sido “superada” no período hegemonizado pelas políticas de bem-estar social. Diante disso, presenciamos um movimento de transformações das relações e dos processos de trabalho em direção a modalidades de trabalho entendida como flexíveis, envolvendo um número significativo de empregos e produzindo impactos sociais e econômicos relevantes. No Brasil essas transformações foram iniciadas, de modo mais cabal, na década de 1990, momento no qual, a hegemonia do pensamento neoliberal instituiu um novo paradigma, em que o predomínio das relações de mercado (com privatização e desregulamentação) minimizaria incisivamente o papel que deveria ser desempenhado pelo Estado. Sob a égide da globalização, com o estreitamento das conexões internacionais de comércio, investimento e fluxos de capitais, a política econômica do país se reduziu à criação das condições propícias para atrair investidores, lubrificando-se ao máximo a liberdade privada de acumulação. O estabelecimento desse novo paradigma político econômico “liderado pelo mercado”, fez o país mergulhar em um processo de desindustrialização, o qual é vislumbrado mediante o enfraquecimento do desempenho da indústria de transformação, visto que esse segmento promove a disseminação do maior conteúdo de progresso técnico aos demais setores da economia e que, além disso, concentra as atividades de melhor nível salarial e de qualificação em comparação com os demais setores de atividade. À vista disso, este trabalho pretende analisar, nos marcos das particularidades brasileiras, de que forma a precarização do trabalho se manifesta na indústria têxtil sergipana, no contexto caracterizado essencialmente por dois processos diferenciados, porém interdependentes: a desindustrialização e a reestruturação produtiva. Para tanto, utilizaremos como instrumento para a compreensão da nossa problemática o método dialético tal qual pensou Marx. A escolha desse método científico se deu em função de entendemos que não é possível compreender nosso objeto com base em pensamento dicotômicos, mas somente por meio da análise de unidades de contrários, que se transmutam dependendo das relações sociais que lhe dão concretude. Adicionalmente, nosso percurso de investigação a pesquisa social será em suas vertentes qualitativa e quantitativa, com prevalência da primeira. Os procedimentos metodológicos utilizados serão: estatística descritiva, entrevistas semiestruturadas, revisão da literatura, trabalho em campo com registro sistemático em caderno de campo e pesquisa documental.

Presidente - 1862007 - CHRISTIANE SENHORINHA SOARES CAMPOS
Interno - 1519365 - MARCO ANTONIO JORGE
Externo ao Programa - 2212799 - VERLANE ARAGAO SANTOS

Notícia cadastrada em: 14/08/2019 16:30