Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO RODRIGUES DA SILVA SANTOS

DISCENTE: DIEGO RODRIGUES DA SILVA SANTOS
DATA: 10/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/hvc-kznz-gqi
TÍTULO: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE COM ENFOQUE NA CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Carta de Serviços ao Usuário. Instituto Federal de Sergipe. Serviços Públicos. Transformação Digital.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

A temática da Transformação Digital tem sido incorporada pelas organizações nas últimas décadas, sobretudo em razão dos avanços tecnológicos na área da Tecnologia da Informação, que permitiu que serviços antes acessíveis apenas presencialmente pudessem ser acessados à distância. Num primeiro momento, essa oferta se deu pela mera conversão desses serviços para o meio eletrônico, espelhando o processo clássico, em meio físico. Em um segundo momento, passou-se a pensar esses serviços já para o meio digital, de modo que os usuários pudessem acessá-los e ter as respostas necessárias quase que autonomamente, com o mínimo de intervenção humana. No âmbito da Administração Pública também houve a necessidade desse enfrentamento, já que a Transformação Digital aproxima a sociedade dos serviços públicos prestados, reduz custos e proporciona respostas mais rápidas à população. Em se tratando do Poder Executivo Federal, o processo de Transformação Digital atualmente está inserido dentro da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, que engloba, entre outros instrumentos, a Carta de Serviços ao Usuário, documento introduzido pela Lei nº 13.460/2017, que institucionalizou normas de proteção e promoção da participação e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, prestados direta ou indiretamente pela Administração Pública. A Carta, pois, é, também, instrumento de controle social da APF por parte da sociedade e garante transparência na condução dos processos de interesse da coletividade. Nessa linha, o presente estudo se pretende a avaliar o estágio do processo de Transformação Digital do Instituto Federal de Sergipe por meio da sua Carta de Serviços ao Usuário e propor melhorias desse processo.

Externo à Instituição - JORGE DA SILVA CORREIA NETO
Presidente - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Externo à Instituição - MÔNICA XIMENES CARNEIRO DA CUNHA

Notícia cadastrada em: 02/06/2021 10:59