Banca de DEFESA: TAMARA MOREIRA DA SILVA NEIVA

DISCENTE: TAMARA MOREIRA DA SILVA NEIVA
DATA: 28/05/2018
LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMATICA DO DAD
TÍTULO: As metodologias ativas de ensino e aprendizagem na promoção da qualidade do ensino superior: uma análise no curso de medicina do Campus UFS Lagarto
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Educação Superior. Metodologias Ativas. Curso de Medicina. Universidade Federal de Sergipe. Lagarto.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

No processo de ensino-aprendizagem o conhecimento que antes era detido, na maioria dos casos, sob a responsabilidade do docente, vem se modificando com a implantação das metodologias ativas. O surgimento dessas metodologias, em grande parte, deu-se, inicialmente, nos cursos da área de Saúde, mas no decorrer dos anos foi sendo também utilizada em outras áreas de ensino, como a de Ciências Sociais Aplicadas e a de Exatas. No objeto de estudo da presente pesquisa, o curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho no município de Lagarto/Sergipe, o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem é uma realidade desde a implantação do Campus, no ano de 2009, o pioneirismo em implantar as metodologias ativas em seus oito cursos ofertados, suscitou o interesse em investigar a referida instituição, assim como também a inter-relação metodologias ativas e qualidade do ensino superior. Inicialmente, traçou-se como objetivo da pesquisa, verificar de que forma as metodologias ativas aplicadas no curso de medicina da UFS Campus Lagarto influenciam na qualidade de ensino, além de estabelecer plano de ação com sugestões de melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Para tal, foi aplicado 34 questionários a discentes do III Ciclo do curso de Medicina e 4 entrevistas pessoais a gestores e docentes do Campus de Lagarto. Verificou-se que as metodologias ativas formam um aluno autônomo, que estuda continuadamente, criativo nas novas propostas de resolução de problemas, sujeito crítico, responsável pelo seu processo de aprendizagem, que aplica aquilo aprendido em sala de aula na sua rotina. No plano de ação proposto à gestão do Campus de Lagarto foram indicados aspectos a serem melhorados nesse processo de ensino-aprendizagem no que tange às estruturas físicas e pedagógicas oferecidas pelo Campus, que após melhorias provocariam um melhor resultado no processo de aprendizagem do discente.

Externo ao Programa - 1977553 - DANIELA RAGUER VALADAO DE SOUZA
Presidente - 2215167 - MARCOS EDUARDO ZAMBANINI
Interno - 388032 - TACITO AUGUSTO FARIAS

Notícia cadastrada em: 22/05/2018 15:18