Banca de DEFESA: ERICKSON SANTOS DE ALCANTARA

DISCENTE: ERICKSON SANTOS DE ALCANTARA
DATA: 27/03/2018
LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
TÍTULO: PROCESSO ACADÊMICO ELETRÔNICO (e-ACADÊMICO) DE APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: PROPOSTA DE CRIAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: processo eletrônico, e-acadêmico, atividades complementares.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

O uso da tecnologia tem sido uma realidade cada vez mais presente e necessária na gestão das organizações públicas, de maneira que a utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem promovido estruturas governamentais inteligentes, sustentáveis e inovadoras. A TIC tem revolucionado o método de coletar, produzir e disseminar a informação, mudando gradativamente a forma como as instituições governamentais, empresas e a comunidade acessam e lidam com a informação – muito em virtude também de a própria sociedade a utilizar cada vez mais intensamente em suas atividades. A transição dos processos físicos para os processos eletrônicos procura beneficiar as organizações públicas, proporcionando redução de custos com material, com pessoal e com tempo na administração pública. Dado o exposto, o objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de criação do sistema de Processo Acadêmico Eletrônico (e-Acadêmico) de atividades complementares na Universidade Federal de Sergipe. Como estratégia adotada, o estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa-ação, posto que o objetivo do trabalho é elucidar um problema social e técnico tendo o pesquisador como membro da situação-problema. A pesquisa utilizou como fonte de evidências a observação e a análise documental. A pesquisa está dividida em três etapas, esclarecendo, inicialmente, a identificação do problema dentro de um contexto específico; determinando, na sequência, o diagnóstico e as possíveis soluções para o problema detectado; apresentando, em seguida, um planejamento e o(s) método(s) de intervenção utilizado(s) para a resolução da respectiva dificuldade. O e-Acadêmico foi desenvolvido no portal administrativo do Departamento de Computação (AdminDComp) e tem previsão de implantação a partir do período letivo 2018.2 da graduação da instituição. O trabalho mostra-se relevante, sobretudo, por abranger a área educacional, melhorando procedimentos de uma Instituição de Ensino Superior, e a área da administração pública, aprimorando os seus procedimentos a partir de uma solução moderna e eficaz.

Presidente - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Interno - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE
Externo ao Programa - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO

Notícia cadastrada em: 27/03/2018 09:22