Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMARA MOREIRA DA SILVA NEIVA

DISCENTE: TAMARA MOREIRA DA SILVA NEIVA
DATA: 13/12/2017
LOCAL: Sala nº 33 do PROPADM
TÍTULO: As metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da qualidade do ensino superior: uma análise no curso de medicina do Campus UFS Lagarto.
PALAVRAS-CHAVES: Metodologias Ativas. Curso de Medicina. Universidade Federal de Sergipe. Lagarto. Sergipe.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

No processo de ensino-aprendizagem o conhecimento que antes era detido, na maioria dos casos, sob a responsabilidade do docente, vem se modificando com a implantação das metodologias ativas. O surgimento dessas metodologias, em grande parte, deu-se, inicialmente, nos cursos da área de Saúde, mas no decorrer dos anos foi sendo também utilizada em outras áreas de ensino, como a de Ciências Sociais Aplicadas e a de Exatas. No objeto de estudo da presente pesquisa, o curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho no município de Lagarto/Sergipe, o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem é uma realidade desde a implantação do Campus, no ano de 2009, o pioneirismo em implantar as metodologias ativas em seus oito cursos ofertados, suscitou o interesse em investigar a referida instituição, assim como também a inter-relação metodologias ativas e qualidade do ensino superior. Inicialmente, traçou-se como objetivo da pesquisa, verificar se, na percepção dos discentes e docentes, as metodologias ativas aplicadas no curso de medicina da UFS Campus Lagarto influenciam na qualidade de ensino, além de estabelecer plano de ação com sugestões de melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Far-se-á uso da abordagem quali-quanti, tendo como instrumentos de coletas de dados, o questionário e entrevistas semiestruturadas a serem aplicados a gestores do Campus, docentes e discentes do curso de Medicina da UFS Lagarto.

Presidente - 2215167 - MARCOS EDUARDO ZAMBANINI
Externo ao Programa - 1977480 - PRISCILA LIMA DOS SANTOS