Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICKSON SANTOS DE ALCANTARA

DISCENTE: ERICKSON SANTOS DE ALCANTARA
DATA: 21/09/2017
LOCAL: Sala nº 33 do PROPADM - CCSA 2
TÍTULO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, INFORMAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO PROCESSO ACADÊMICO ELETRÔNICO (e-ACADÊMICO)
PALAVRAS-CHAVES: Administração Pública, Informação, Processo Eletrônico.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

O uso da tecnologia tem sido uma realidade cada vez mais presente e necessária na gestão das organizações públicas, de maneira que a utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem promovido estruturas governamentais inteligentes, sustentáveis e inovadoras. A TIC tem revolucionado o método de coletar, produzir e disseminar a informação, mudando gradativamente a forma como as instituições governamentais, empresas e a comunidade acessam e lidam com a informação – muito em virtude também de a própria sociedade a utilizar cada vez mais intensamente em suas atividades. Diante do crescente uso de ferramentas de TIC, toda e qualquer organização, independentemente de sua atividade fim, produz e demanda documentos, em formato impresso ou digital, que necessitam ser gerenciados de forma eficaz. Na busca constante por ganhos de eficácia, eficiência e efetividade em seus procedimentos, a administração pública tem considerado alternativas para modernizar a sua gestão. Dentre elas, a transição dos processos administrativos físicos para os processos administrativos eletrônicos busca beneficiar as organizações públicas, proporcionando redução de custos com material, com pessoal e com tempo na administração pública. O processo administrativo eletrônico consiste na criação de processos inteiramente digitais sem a necessidade de uso de papéis e impressões a partir de um sistema informatizado com participação de diversos atores. Através do processo eletrônico, é possível realizar operações de tramitações, de despachos e encaminhamentos e de consultas inteiramente via sistema. Dado o exposto, o objetivo deste estudo é elaborar uma proposta de criação do sistema de Processo Acadêmico Eletrônico (e-Acadêmico) na Universidade Federal de Sergipe, de maneira que o gerenciamento dos processos acadêmicos seja realizado de modo completamente digital, proporcionando o aumento da celeridade, permitindo o acompanhamento em tempo real dos processos acadêmicos em qualquer lugar e a qualquer tempo e favorecendo a economia dos recursos públicos, sejam eles de ordem de pessoal e/ou de material. Para tanto, será realizada uma pesquisa exploratória e explicativa, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Como estratégia adotada, o estudo se desenvolverá por meio de uma pesquisa-ação, posto que o objetivo do trabalho é elucidar um problema social e técnico tendo o pesquisador como membro da situação-problema. Para alcançar os resultados, o trabalho utilizará como fonte de evidências a observação, a análise documental e a entrevista. A pesquisa está dividida em quatro etapas, esclarecendo, inicialmente, a identificação do problema dentro de um contexto específico; determinando, na sequência, o diagnóstico e possíveis soluções para o problema detectado; apresentando, em seguida, um planejamento e o(s) método(s) de intervenção utilizado(s) para a resolução da respectiva dificuldade; e realizando, finalmente, uma avaliação com as transformações esperadas a partir da ação executada. O trabalho mostra-se de extrema relevância, sobretudo por abranger a área educacional, melhorando procedimentos de uma Instituição de Ensino Superior, e a área da administração pública, aprimorando os seus procedimentos a partir de uma solução moderna e eficaz.

Externo ao Programa - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO
Presidente - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT