Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR PAGANI BRANDAO

DISCENTE: ARTHUR PAGANI BRANDAO
DATA: 22/08/2017
LOCAL: LABORATÓRIO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO (DAD)
TÍTULO: A ESTRUTURA ADMINISTRATIVO-OPERACIONAL DE UMA AUDITORIA INTERNA DE INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO
PALAVRAS-CHAVES: Administração Pública, Controle Interno, Auditoria Interna, Instituições Federais de Ensino
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

A administração pública tem passado por diversas mudanças recentemente devido a globalização, a internet, a rápida mudança das conjunturas, a informatização e as novas demandas daí surgidas. Esse programa amplo de mudanças em diversos países recebeu o nome de New Public Manegement. As ações de controle também foram alvo de tais mudanças em suas técnicas e procedimentos a fim de atingir novos objetivos como a prevenção de erros na execução orçamentária e o foco nos resultados. A auditoria interna faz parte desse controle interno da Administração Pública, sendo um instrumento de apoio à concretização dos objetivos e responsabilidade da gestão pública. Com o Decreto nº 3.591/2000, que regulamenta o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, impõe-se às Instituições Federais de Ensino a organização de uma unidade de auditoria interna. O objetivo deste estudo é analisar a estrutura administrativa e operacional da auditoria interna de uma IFE, identificando as possíveis dificuldades em cumprir as funções dela exigidas nesse novo panorama da administração pública, e buscar solucionar essas dificuldades através do aperfeiçoamento de tal estrutura. Para tal intuito será realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica, documental, além da aplicação da observação participante. A análise e tratamento dos dados será por meio da análise qualitativa básica, produzindo como resultado um diagnóstico da auditoria interna. Por fim, será apresentada e discutida uma proposta de intervenção, uma alternativa de solução dos problemas por ventura identificados em prol da melhoria da atuação das auditorias internas dos institutos federais de ensino. Esse tema envolve dois assuntos bastante relevantes para a sociedade: a educação, sua complexidade de gestão e do montante dos recursos que movimenta; e o controle interno.

Externo ao Programa - 2550927 - JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES
Presidente - 2215167 - MARCOS EDUARDO ZAMBANINI
Interno - 1825048 - NATHALIA CARVALHO MOREIRA

Notícia cadastrada em: 17/08/2017 08:30