Banca de DEFESA: MATHEUS BATISTA DE OLIVEIRA

DISCENTE: MATHEUS BATISTA DE OLIVEIRA
DATA: 05/02/2024
LOCAL: sala 2 do PPGAGRI
TÍTULO: Influência do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) na qualidade do sêmen de carneiros.
PALAVRAS-CHAVES: Antioxidantes, Cinética espermática, Estresse oxidativo, Neurotrofinas, Ovinos.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O grupo de proteínas pertencentes às neurotrofinas promove a sobrevivência e a diferenciação de células nervosas e tem apresentado papel importante no desenvolvimento dos tecidos reprodutivos e na qualidade dos espermatozoides. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de diferentes concentrações e tempos de exposição ao fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) na qualidade do sêmen de carneiros. Um ejaculado de cada carneiro da raça Santa Inês (n=5) foi colhido usando-se vagina artificial, sendo utilizados apenas aqueles com valores de motilidade total ≥ 70% (0 a 100%) e vigor ≥ 3 (0 a 5). Amostras de sêmen de cada ejaculado foram submetidas à diferentes concentrações (0; 10; 20; 40 e 80 μg/L) e tempos de exposição (T0 e T30 minutos) ao BDNF. Em seguida foram analisadas quanto aos parâmetros espermáticos de cinética computadorizada (CASA) e o percentual de espermatozoides com membrana plasmática funcional pelo teste hiposmótico (HOST+) e íntegra (IMP+; SYBR-Green/Iodeto de propídio), sem estresse oxidativo (EO-; CellROX®) e com alto potencial de membrana mitocondrial (PMM+; JC-1). A normalidade dos dados foi avaliada usando-se o teste de Shapiro-Wilk e a homocedasticidade pelo teste de Hartley. Independente da normalidade, foram estudados os efeitos da interação entre as cinco concentrações (Fator 1) e os dois tempos de exposição (Fator 2) ao BDNF. Utilizou-se um modelo misto (PROC MIXED) seguindo um delineamento fatorial 5x2, e os efeitos dos fatores e suas interações foram avaliados pelo Teste F. As diferenças entre os grupos experimentais foram determinadas pelo teste de Tukey. Dados que não apresentaram distribuição normal foram submetidos a transformação pelo arco seno da raiz quadrada. Aqueles que mesmo após a transformação não foram normalizados foram submetidos à análises não-paramétricas utilizando-se o teste de Kruskal-Wallis, seguido pelo teste post-hoc de Dunn. Todas as avaliações foram feitas considerando-se 95% de confiança (SAS®). A concentração de BDNF influenciou a qualidade do sêmen sendo que 10 μg/L apresentou os maiores percentuais de espermatozoides com HOST+, IMP+, PMM+ e EO-. O tempo de exposição também teve influência sobre a qualidade do sêmen sendo que o T30 reduziu os valores médios da maioria dos parâmetros cinéticos, mas não influenciou os parâmetros HOST+, IMP+, PMM+ e EO-. A interação entre os fatores mostrou que a concentração de 10 μg/L e o T30 ao BDNF aumentou o HOST+. Conclui-se que o BDNF melhora a qualidade dos espermatozoides de carneiros após sua adição ao sêmen na concentração de 10 μg/L e mantém a funcionalidade e integridade da membrana plasmática e o potencial de membrana mitocondrial além de controlar o estresse oxidativo nos espermatozoides até os 30 minutos de exposição sob incubação, apesar de alterar a cinética espermática.

Externo ao Programa - 1645905 - ANSELMO DOMINGOS FERREIRA SANTOS
Externo à Instituição - ANTONIO MATOS FRAGA
Presidente - 481.176.765-91 - HYMERSON COSTA AZEVEDO

Notícia cadastrada em: 26/01/2024 08:52