Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS HENRIQUE DA SILVA AMANCIO

DISCENTE: LUCAS HENRIQUE DA SILVA AMANCIO
DATA: 30/11/2023
LOCAL: SALA 1 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE ISOLADOS HALOTOLERANTES DE AMBIENTES HIPERSALINOS MARINHOS QUANTO AO POTENCIAL DE ATENUAÇÃO DOS EFEITOS DO ESTRESSE HÍDRICO EM MILHO
PALAVRAS-CHAVES: Microrganimos halotolerantes; bioinsumo; sustentabilidade; déficit hídrico, Zea mays.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Diante das mudanças climáticas e do uso inadequado do solo na agricultura, problemas relacionados a produção vegetal e a salinização do solo começam a ganhar força em escala mundial. O uso de microrganismos que são capazes de atenuar esses efeitos ambientais na formulação de bioinsumos tem sido visto pela agricultura como uma alternativa sustentável para a produção agrícola. Esses indivíduos interagem de modo positivo com as plantas, possuindo mecanismos diretos de promoção do crescimento vegetal como secreção de fitormônios, enzimas e disponibilização de nutrientes. O papel benéfico se estende através da proteção contra condições deletérias como salinidade, escassez hídrica e a proteção das plantas contra patógenos. Situações de déficit hídrico e de elevada salinidade são barreiras que precisam ser superadas na agricultura com o desenvolvimento e uso de tecnologias de baixo impacto ambiental. Diante disso, a caracterização de isolados halotolerantes de ambientes hipersalinos marinhos pode apresentar indivíduos de interesse quanto ao potencial de atenuação dos efeitos do estresse hídrico sobre o crescimento vegetal. Estudos confirmam a capacidade que alguns microrganismos de habitats marinhos possuem de auxiliar no crescimento das plantas em ambientes de baixo potencial hídrico devido aos seus mecanismos de adaptação que toleram tais condições. Para avaliar tal capacidade, um experimento com inoculação de sementes de milho com suspensões bacterianas padronizadas (D.O. = 0,6, 600 nm) de cem isolados halotolerantes será realizado em casa de vegetação na Embrapa Tabuleiros Costeiros. Após inoculação, as sementes serão plantadas em vasos com 3 kg de solo (Argissolo amarelo) não esterilizado, ao quais serão mantidos sob irrigação plena até o estádio V4, quando o provimento de água será suspenso por 15 dias. Ao fim do período de restrição hídrica serão avaliados parâmetros como índice de clorofila, temperatura das folhas e o potencial hídrico foliar, bem como a determinação da massa seca. Por fim, os 5% dos isolados que apresentaram melhor desempenho na atenuação dos efeitos dos estresses hídricos nas culturas serão caracterizados quanto aos mecanismos de indução de tolerância à seca, seguindo metodologias já estabelecidas, e identificados taxonomicamente através de técnicas de análise por EM MALDI-TOF e sequenciamento genético do DNAr 16S.

Interno - 1692351 - LEANDRO BACCI
Externo à Instituição - LUCAS DANTAS LOPES
Presidente - 579.662.146-72 - MARCELO FERREIRA FERNANDES

Notícia cadastrada em: 27/11/2023 13:29