Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA CATHARINE DÓRIA PRATA LIMA

DISCENTE: LAURA CATHARINE DÓRIA PRATA LIMA
DATA: 08/12/2023
LOCAL: SALA 2 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: Sazonalidade e atividade herbicida de óleos essenciais de Croton grewioides Baill
PALAVRAS-CHAVES: Bioprospecção; bioherbicida e germoplasma.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A crescente demanda por sistemas produtivos sustentáveis tem impulsionado a prospecção de biomoléculas visando à formulação de pesticidas menos prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. Croton grewioides Baill. é uma planta aromática nativa da região semiárida do Brasil que possui atividades biológicas comprovadas associadas aos seus óleos essenciais, como a fungicida, bactericida, antioxidante e anti-inflamatória. No entanto, algumas lacunas para esta espécie devem ser exploradas, como o estudo da atividade herbicida e da composição química de seus óleos essenciais em diferentes épocas de colheita. Dessa forma, o objetivo deste projeto é avaliar a atividade herbicida e a composição química de óleos essenciais de C. grewioides, em diferentes épocas, pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma de Plantas Medicinais e Aromáticas da Universidade Federal de Sergipe. Será avaliada a composição dos óleos essenciais de C. grewioides obtidos no inverno e verão dos anos de 2021 e 2022. A atividade herbicida in vitro dos óleos essenciais de cinco acessos de C. grewioides será realizada utilizando como espécie modelo a alface. A atividade herbicida in vivo desses óleos essenciais será testada em plantas daninhas presentes na cultura do milho. Ao final deste projeto espera-se compreender como a sazonalidade afeta a composição química dos óleos essenciais e determinar concentrações herbicidas dos óleos essenciais testados além de definir quais compostos estão associados a esta atividade. Estes resultados corroborarão com o desenvolvimento de um produto ecologicamente sustentável destinado ao controle de plantas daninhas.

Presidente - 2241349 - ARIE FITZGERALD BLANK
Interno - 1692351 - LEANDRO BACCI
Interno - 016.601.845-76 - ITAMARA BOMFIM GOIS

Notícia cadastrada em: 16/11/2023 16:07